quarta-feira, 27 de maio de 2015

Oposição pede à PGR investigação contra Dilma

Líderes de PSDB, PPS, DEM e SD protocolaram nesta terça (26) uma representação contra a presidente Dilma Rousseff na PGR (Procuradoria-Geral da República) por causa das "pedaladas fiscais", manobras realizadas em 2014 pelo Tesouro com dinheiro de bancos públicos.
A representação tenta responsabilizar a presidente Dilma pelas irregularidades. O documento cita juristas que sustentam que chefes do Executivo podem ser responsabilizados por irregularidades.
Em abril, o TCU (Tribunal de Contas da União) fez relatório que considera as manobras crime de responsabilidade. O tribunal determinou que 17 pessoas dessem explicações --como o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho e o ex-secretário de Política Econômica Nelson Barbosa (hoje ministro do Planejamento).
O Tesouro segurou repasses de benefícios sociais, o que levantou questionamentos do Banco Central, já que a manobra pode configurar empréstimo ao governo --algo proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. As "pedaladas" reduziram o deficit do governo artificialmente. (Da Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário