segunda-feira, 18 de maio de 2015

Pedra Branca-CE: PF apreende avião carregado de droga
Polícia Federal estima que aeronave tinha cerca de 300 quilos de cocaína. Este foi o segundo avião carregado de droga apreendido no Ceará no ano.

A Polícia Federal apreendeu uma aeronave modelo Cesna carregada de droga em uma localidade próxima ao município de Pedra Branca, no interior do Ceará. Os policiais ainda não fizeram a pesagem da droga, mas estima que seja cerca de 300 quilos de cocaína.

Ainda segundo a Polícia Federal, os suspeitos de tráfico fugiram quando perceberam a operação, realizada em parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e Polícia Militar.

Segundo caso no ano

Este foi o segundo caso de avião carregado de drogas apreendido no Ceará em 2015. Em abril deste ano, a Polícia Federal prendeu quatro pessoas que recebiam drogas de um avião carregado nas cidades de Canindé e em Boa Viagem. Além de a droga e do GPS, foram encontradas uma pistola, celulares, um mapa de navegação da Bolívia e do Paraguai e um plano de voo. Os entorpecentes estavam divididos em sete malas.


Antes de pousar em Canindé, o avião parou em outra cidade cearense, Boa Viagem, onde fez uma entrega de parte da droga a uma pessoa, que foi presa com uma mala de 30 kg de entorpecente. A partir dessa prisão, o avião e os possíveis locais de pouso foram monitorados. Uma hora e meia depois que aeronave pousou em Canindé para abastecer, o piloto foi preso por meio de denúncias de moradores de que havia uma pessoa à procura de combustível nos postos da cidade com roupa de piloto. O piloto da aeronave caminhava com uma mochila com  R$ 6.300.

Rota internacional do tráfico

O avião apreendido com 350 quilos de drogas na noite da terça-feira (14) na zona rural de Canindé, a 120 km de Fortaleza, faz parte de uma rota internacional de tráfico de entorpecentes, de acordo com as investigações da polícia. Segundo o tenente-coronel Assis Azevedo, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, o aparelho GPS encontrado na aeronave rastreou localizações entre outros países, como Bolívia, Argentina e Colômbia. “Pelos voos, tipo e quantidade de droga apreendida deve se tratar de uma rota internacional”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário