quinta-feira, 11 de junho de 2015

11/06/2015 às 09h04min - Atualizada em 11/06/2015 às 09h04min
REDAÇÃO - Crato(CE)
TAMANHO DA FONTEA-A+
AURORA
Açude Cachoeira pede socorro
O município de Aurora tem sido fortemente castigado pela estiagem e falta de chuvas há 5 anos.

O grande reservatório conhecido pela sua abundancia e beleza pede socorro, hoje com apenas 24% de sua capacidade total ou seja o seu pior índice já conhecido tem gerado inúmeras preocupações, segundo estimativas da COGERH o Açude Cachoeira atingirá seu nível Zero (0) em Outubro de 2016 caso o mesmo não tenha uma recarga de chuvas. 

 Além da falta de chuvas constantes, outro problema que tem chamado a atenção de todos é a forma como a água é transportada até a sede. Está é realizada a partir de uma comporta que libera água a céu aberto a qual percorre cerca de 3 km até atingir uma estação bombeadora localizada no Sitio Logrador onde essa leva água até a cidade. 

 Esta comporta libera 80 litros de água por segundo, ou seja, em um minuto tem-se uma vazão de 4800 litros, isso tem gerado uma preocupação enorme por toda população de uma forma geral. 

  Em entrevista ao Portal Aurora Noticias o Sr. Joaquim Barros de França morador da comunidade de Agrovila distante 1 km do reservatório diz: “A situação é preocupante, vi este açude ser construído e nunca vi ele dessa forma, é um imenso desperdício de água essa comporta aberta liberando tanta água noite e dia”, ainda ressalta dizendo: “se as coisas continuarem como estão, um racionamento de água é praticamente certeza toda a população enfrentar. ”  

 A seca já obriga 32 municípios do estado do ceará a fazerem racionamento de água dentre os quis da região do Cariri são Baixio, Ipaumirim, Campos Sales, Farias Brito e Umari. 

Uma solução 

 Diante de tanta preocupação e problemas, uma possível solução seria a construção de uma adutora que levaria água até a cidade de forma mais eficiente e não haveria tanto desperdício do liquido tão precioso. 

As autoridades competentes da Cidade já estão em comunicação com o Estado afim da instalação da mesma, no entanto, anda não se tem sucesso. 

A comunidade de agrovila próxima ao açude, já sofre por conta da falta de água, visto que são necessários 2 motores para conseguir abastecer uma Caixa de água localizada na comunidade, no entanto um apresenta defeitos e a comunidade não pode arcar sozinha com as despesas, visto que esta não apresenta parceria com nenhuma entidade pública, a comunidade já está a cerca de 14 dias sem água.

Aurora Noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário