sexta-feira, 26 de junho de 2015

EVENTO DE COMEMORAÇÃO DE 199 ANOS DA COMARCA DE CRATO SERÁ REALIZADO HOJE



A Comarca do Crato completará 199 anos de criação amanhã. Instituída pelo rei Dom João VI, em 27 de junho de 1816, é a unidade judiciária do Interior mais antiga da Justiça estadual.
Logo mais as  às 9h da manhã de hoje acontecerá a solenidade em comemoração à data e abertura do ano bicentenário no Fórum local.

Na ocasião, haverá apresentações da orquestra Solibel, coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC) e da banda municipal.

Também serão apresentados os trabalhos empreendidos na Comarca pelo Judiciário cearense e divulgada a programação de eventos para ocorrer no transcurso do ano do bicentenário.

O diretor do Fórum Desembargador Hermes Parahyba, juiz Renato Belo Vianna Velloso, destacou que “a Comarca tem profunda e histórica relação com o Poder Judiciário”. Para festejar, foram programados vários eventos que serão realizados por magistrados e servidores em parceria com entidades locais.

Atualmente, o Fórum tem seis unidades judiciárias, sendo duas Varas Criminais, duas Cíveis, uma de Família e Sucessões, e um Juizado Especial Cível e Criminal.

De acordo com o livro do escritor Raimundo de Oliveira, a Comarca do Crato foi criada por meio de alvará assinado por Dom João VI, em 27 de junho de 1816.
O documento dividiu a jurisdição do Estado em duas: Ceará e Crato.


 A nova Comarca compreendia as vilas da São João do Príncipe, Campo Maior de Quixeramobim, Icó, Santo Antônio do Jardim e São Vicente das Lavras, que por este alvará sou servido elevar à qualidade de vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário