quinta-feira, 11 de junho de 2015

Renan é contra a redução do mandato de senador para cinco anos

  • 11/06/2015 13h31
  • Brasília
Karine Melo - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas
O presidente do Senado, Renan Calheiros, fala à imprensa ao chegar no Congresso Nacional (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Renan vai consultar os colegas para saber a opinião deles       Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), manifestou-se hoje (11)  contra a redução do mandato de senadores para cinco anos. Para ele, o "ideal" é que permaneça o mandato de oito anos.
Ontem (10), os deputados decidiram fixar em cinco anos o mandato para presidente da República, governador, prefeito, senador, deputado federal, deputado estadual e vereador. A ampliação de quatro para cinco anos nos demais cargos seria uma maneira de "compensar" o fim da reeleição para mandatos do Executivo, já aprovado pelos deputados.
“O difícil é compatibilizar o fim da reeleição com a duração do mandato porque cinco anos incentivaria mais o fim da reeleição, mas o mandato de senador, por exemplo, o ideal é que fique em oito anos. Nós vamos ouvir a Casa, saber o que a Casa pensa”, disse Renan.
Para a proposta sair do papel, ainda há um longo caminho. Além de mais um turno de votação na Câmara, o texto precisa ser apreciado pelos senadores, também em dois turnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário