segunda-feira, 15 de junho de 2015

Ricardo Boechat
Com Ronaldo Herdy
Isto é

Três togas ilustres decidiram ficar no STJ em função da 

aprovação da PEC da Bengala: Napoleão Maia, Felix Fischer e Laurita Vaz

Três togas ilustres decidiram ficar no STJ em função da aprovação da PEC da Bengala: Napoleão Maia, Felix Fischer e Laurita Vaz. Sairiam respectivamente na compulsória (70 anos) em 2015 (dezembro), 2017 e 2018. A situação mais curiosa é a da ministra. Como será Corregedora Nacional de Justiça daqui a dois anos, época em que Nancy Andrighi estará na presidência, o tribunal da cidadania, como se autodenomina, terá uma dupla de mulheres na sua direção, algo inédito na Justiça brasileira.
BOE-ABRE-IE2.jpg
Estatais
Olho vivo

O PTB vem lutando nos bastidores por uma das três vice-presidências do Banco do Brasil. O Planalto resiste. E faz bem. No posto estão três experientes gestores públicos, a saber, o ex-governador da Bahia e ex-ministro dos Transportes Cesar Borges, o ex-senador Osmar Dias, especialista hoje em agronegócio, e Valmir Campelo, também ex-integrante do Congresso e por 18 anos membros do TCU, tribunal que inclusive presidiu.
Correios
Só de dia

Funcionários dos Correios ainda festejam a decisão da 1ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e de Territórios, que suspendeu contribuições adicionais dos participantes da Postalis, o fundo de previdência da estatal, mas a vida dos carteiros não anda fácil. No Rio de Janeiro, por medida de economia, os ambulatórios das unidades de Benfica, São Gonçalo e Nova Iguaçu passaram a funcionar em horário administrativo. Funcionários reclamam já que o expediente segue 24h e os indesejáveis acidentes de trabalho não têm hora marcada.
Tucanos
A seguir

Depois de Alberto Yousseff, o próximo acusado na Operação Lava Jato a depor na Ação de Investigação Judicial Eleitoral que pede a cassação da presidente Dilma Rousseff será o presidente da UTC, Ricardo Pessoa. Na semana passada, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, falou o ex-doleiro Alberto Youssef. O processo foi aberto a pedido do PSDB, no TSE. Em última instância decidirá se a campanha presidencial foi custeada em parte com dinheiro oriundo da corrupção.
BOE-06-IE.jpg
STJ
Agora sim

Ao editar na semana passada uma súmula que tem o efeito de paradigma para os tribunais de Justiça, por firmar jurisprudência, o STJ acertou no alvo. A partir de agora, em casos de acidentes de trânsito, a vítima poderá cobrar o prejuízo do motorista que danificou seu veículo e da seguradora, num mesmo processo, divididas responsabilidades e no limite da apólice.
Lava Jato 
Pronto-ataque

Como a explosão de pólvora em paiol, a ideia de Aloizio Mercadante (Casa Civil) em indicar Eliseu Padilha para a Secretaria das Relações Institucionais, esvaziando o poder de Michel Temer, fez crescer o poder de Moreira Franco. Ele é considerado o anjo mal do PMDB porque sempre que o partido é hostilizado pelo PT cabe ao ex-governador fluminense soprar nos ouvidos do vice-presidente o tom da resposta.
BOE-02-IE2.jpg
Remédios
Fracasso a vista

O Sistema Nacional de Controle de Medicamentos não funcionará em dezembro, mesmo que Papai Noel queira. Fabricantes, distribuidores, farmácias etc não iniciaram a instalação do SNCM, apesar do fim do prazo em seis meses. No setor público (produtores estatais, hospitais etc) a apreensão é maior em função dos custos. Daí o senador Humberto Costa ter elaborado projeto com prazo para 2025 para o sistema. Os favoráveis afirmam que nos EUA tal processo acaba em 2021. Os críticos veem na mudança sinal de que outra lei foi criada por aqui, para ser descumprida.
Boe_042.jpg
Brasil
Desilusão carioca

Vem do Instituto Gerp, do Rio de Janeiro, a mais recente pesquisa de avaliação do Governo Federal. De 4 a 7 de junho foram 400 entrevistados na capital: 81% desaprovaram o trabalho de Dilma. Numa escala onde 1 é péssimo e 5 ótimo, a petista obteve média de 1,72, o que demonstra uma crise em sua gestão. Se as eleições fossem agora: 41% optariam por Aécio, 15% Dilma e 39% “nenhum deles”. O instituto quis saber ainda se o entrevistado acha que a presidente mentiu “muito” na campanha: para 68% sim e 89% opinaram que ela ignorou as promessas feitas.
BOE-05-IE2.jpg
Rio de Janeiro
Contra o tempo

A pedido da IstoÉ, o levantamento do Gerp - que a partir de agora será mensal - indagou os cariocas se eles acreditam que a cidade está capacitada para acolher as Olimpíadas: 74% acham que não e 22% sim. Os problemas mais sérios do Rio de Janeiro na ótica de quem vive na cidade são violência/falta de segurança/policiamento (72%), falta de médicos/profissionais da saúde (54%) e insuficiência de hospitais/postos de saúde (29%).
Habitação
Território do crime?

O conforto do ‘Minha Casa, Minha Vida’ está contaminado pelo terror e pela violência das milícias em 16 Estados brasileiros. Para ouvir vítimas e autoridades públicas haverá audiência no Congresso dia 2 de julho, a pedido do senador Randolfe Rodrigues. Um dos depoentes será RM. Beneficiado com um teto em 2014, ele perambula pelo País com a família há 15 meses, depois de expulso de casa, em Campo Grande, Zona Oeste carioca. No Estado do Rio aconteceram 10% das 164 denúncias no País que envolvem ameaças, invasões e até expulsão de moradores por homens armados de milícias e do tráfico de drogas.
Infraestrutura
Fora dos trilhos

Lançado com muito status, o Programa de Investimentos em Logística tem como um de seus pilares o setor ferroviário, para o qual irão R$ 86,4 bilhões. Em busca de oportunidades, um investidor pesquisou o que produzimos nesse segmento. Ficou perplexo. O Brasil não fabrica mais trilhos. A última laminadora, da CSN, fechou em 1996, por falta de clientes. Resta saber se o governo estimulará o surgimento de fornecedores para o PIL ou vai trazer tudo da China, como parece virou moda?
Livros
Bons sinais

A Sociedade Bíblica do Brasil está lançando o segundo volume da série “Aventuras da Bíblia em Libras” (Língua Brasileira de Sinais), que reúne as histórias sobre Daniel, Jonas, Nascimento de Jesus e Ovelha Perdida. A obra é mais um recurso de levar as Sagradas Escrituras para quem tem deficiência auditiva. Segundo o Censo do IBGE de 2010 são 9,7 milhões de pessoas nessa situação, entre elas, 1 milhão de crianças e jovens de até 19 anos.
Economia
Dois estilos

Observadores dos passos de Dilma Rousseff em Bruxelas, na semana passada, entenderam porque há 16 anos se arrasta a troca de ofertas comerciais do Mercosul para a União Europeia. Além das diferenças entre países existem posicionamentos distintos dentro do Governo. O estilo “Papa-Léguas” da ministra Kátia Abreu (Agricultura) junto a presidente se contrastou às ações do Itamaraty que, nesse longo período, só Deus sabe porque, nunca deixou claro as razões de não ter estratégia para a cooperação entre continentes avançar. O chanceler Mauro Vieira era um dos membros da delegação brasileira na cúpula dos dirigentes dos dois blocos, na semana passada.
BOE-03-IE2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário