terça-feira, 23 de junho de 2015

ZÉ AILTON AFIRMA QUE PODE SAIR CANDIDATO A PREFEITO DO CRATO

Deputados já articulam candidatura a prefeito

23.06.2015

Discursos na tribuna já sinalizam a intenção de alguns parlamentares em pleitear cargo de prefeito em 2016

Image-0-Artigo-1878204-1
Desde o início do ano, Tomaz Holanda usa a tribuna para falar de Quixeramobim. Já Capitão Wagner está de olho na Prefeitura de Fortaleza
FOTO: BRUNO GOMES
Pelo menos 12 dos 46 deputados estaduais estão discutindo a possibilidade de se candidatarem no pleito de 2016, quando serão eleitos vereadores e prefeitos. As discussões internas nos partidos seguem ainda de forma tímida, mas, na tribuna da Assembleia Legislativa, os parlamentares já sinalizam suas intenções com os pronunciamentos feitos.
Segundo levantamento realizado pelo Diário do Nordeste, a maioria desses deputados podem ser candidatos à Prefeitura de Fortaleza, hoje administrada pelo ex-deputado Roberto Cláudio. Dentre os pretensos postulantes ao cargo de prefeito da Capital estariam Elmano Freitas (PT), Heitor Férrer (PDT), Wagner Sousa (PR) e Renato Roseno (PSOL), além de Tin Gomes (PHS) e Bruno Pedrosa (PSC).
Os quatro primeiros são dados como certos para a disputa, até porque três deles, Elmano, Heitor e Roseno, já disputaram a vaga em eleições anteriores. Já Wagner Sousa, por conta da expressiva votação que teve como candidato a deputado estadual, assim como o fato de ser membro da oposição, acredita estar credenciado a postular a vaga.
Bruno Pedrosa e Tin Gomes são nomes que surgiram como pretensos candidatos à Prefeitura de Fortaleza nas últimas semanas, após reuniões com as executivas de suas legendas.
De acordo com Tin Gomes, a executiva nacional do PHS determinou que todos os diretórios estaduais verifiquem a possibilidade de candidato próprio nas capitais, já que o partido quer ter pelo menos dez candidaturas a prefeito em grandes cidades do País. Fortaleza estaria incluída nessa conta.
"Cada um vai fazer a análise para saber se tem condição. E aqui, por eu ter sido presidente da Câmara (dos Vereadores), vice-prefeito e por ter eleito um deputado federal (Adail Carneiro), meu nome foi colocado. Vamos analisar a questão de Fortaleza e levar para o partido", disse o deputado estadual.
Executiva nacional
Por sua vez, Bruno Pedrosa afirmou que há uma pretensão por parte da executiva nacional do PSC de ter candidatura própria na capital cearense, acrescentando que o nome dele está posto para a disputa.
"Nossos vereadores estão com o (prefeito) Roberto Cláudio, mas o partido pensa em lançar candidatos e estamos à disposição. Estamos aguardando um posicionamento de lá, porque todos os filiados têm condições de colocar seus nomes", reforçou o deputado, que está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa.
Recentemente, chegou-se a comentar, nos bastidores da Casa, que o deputado Agenor Neto (PMDB) seria pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, mas ele já desmentiu a afirmação.
Desde o ano passado, em praticamente todos os seus pronunciamentos, o deputado Carlomano Marques (PMDB) leva à tribuna temas relacionados ao Município de Pacatuba. Geralmente, suas falas são em tom de crítica à gestão atual. O parlamentar deve ser o candidato a prefeito daquela cidade ou pode indicar um aliado de seu grupo político.
O vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Júlio César Filho (PTN), busca emplacar candidatura própria em oposição à administração do prefeito Firmo Camurça, em Maracanaú. Segundo ele, a Assembleia Legislativa tem bons quadros que pretendem ser candidatos a prefeitos no próximo ano, o que pode viabilizar novas mudanças na composição da Casa.
Maranguape
Em Maranguape, o deputado Lucilvio Girão (SD) também colocou seu nome à disposição do grupo político que o apoia e disse que está aguardando decisão do colegiado. Aliado do governador Camilo Santana, o deputado Naumi Amorim (PSL), que foi candidato à Prefeitura de Caucaia em 2012, ficando em terceiro lugar, pretende se candidatar outra vez no próximo ano.
O deputado Tomaz Holanda (PPS), desde o início do ano, tem levado à tribuna do Plenário 13 de Maio temas relacionados ao Município de Quixeramobim, cidade em que pretende se candidata como prefeito. Dos assuntos que leva ao púlpito, muitos são de críticas à atual gestão, assim como felicitações em datas comemorativas.
Para concorrer no Crato, o PP deve indicar o deputado Zé Ailton Brasil. Segundo ele, a legenda acredita que seu nome é forte para a disputa. "Tivemos com o governador Camilo, e o presidente Padre Zé (Linhares) disse que o PP deverá ter candidato no Crato e pediu apoio ao governador. Se for da vontade do povo do Crato, com certeza, serei candidato lá", ressaltou, afirmando que quer o apoio dos partidos que se coligaram em prol da candidatura de Camilo Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário