sábado, 29 de agosto de 2015

Congregação Salesiana recupera via

Os operários trabalham para deixar a pavimentação em condições de receber os fiéis que vão visitar o Monumento do Padre Cícero ( FOTO: BRUNO GOMES )
Juazeiro do Norte. A ausência de infraestrutura em diversos bairros de Juazeiro do Norte não tem sido uma novidade para os moradores, que têm tido a iniciativa de realizar serviços em várias localidades. Dessa vez, foi no Horto. Com a proximidade das romarias na cidade, há vários anos a própria administração do Horto, da Congregação Salesiana, está realizando serviços, a exemplo de tapar buracos da rua do Horto, atribuição da administração municipal.
O local é uma das principais vias de acessos à Colina, onde se encontra o Monumento do Padre Cicero e uma das áreas de visitação romeira da cidade de maior fluxo. Alguns moradores da área reclamam do abandono do poder público no bairro, já que algumas ruas ficam bastante prejudicadas durante o inverno.
Os trabalhadores foram contratados pela administração do Horto, para tapar os buracos da rua de acesso, mesmo numa área que está fora do espaço administrativo da congregação. Segundo a irmã Carmina Freitas Lima, esse trabalho tem sido feito como forma de parceria com o poder público, promovendo melhorias na área.
Segundo ela, cresce bastante o fluxo de pessoas, principalmente durante as romarias, e o acesso não poderia ficar prejudicado para os romeiros. O comerciante Zuca Félix, morador da rua do Horto há 30 anos, contou que, há cerca de cinco meses, existia um buraco enorme defronte ao seu estabelecimento, deixando em risco os moradores que trafegam pelo local. Motoqueiros já chegaram a cair ao passar pelo buraco, numa ladeira.
Outro aspecto negativo, conforme ele, é a passagem de veículos pesados na ladeira toda em paralelepípedo. Mesmo sendo uma área proibida para o fluxo de ônibus e caminhões, exceto para os autorizados, quem permanecer por pouco tempo no local percebe que essa determinação, com sinalização na área, é desobedecida com frequência.
A pedra afrouxa com o tempo, conforme o morador, e solta, deixando buracos em vários pontos da subida da ladeira da estrada velha, como é conhecido o acesso à Colina pelos romeiros.
Segundo o comerciante, que possui um bar próximo a um dos buracos que foi consertado pelos trabalhadores contratados pela administração do Horto, pelo menos um benefício foi feito pela igreja. Mas não deixa de salientar que essa é uma obrigação da Prefeitura. "A força dessa cidade é o romeiro, e é importante ter a cidade mais organizada", diz. Ele ressalta a importância de ter manutenção constante na área. O ciclo das grandes romarias de Juazeiro do Norte começa em setembro, com a festa de Nossa Senhora das Candeias. Oficialmente, a romaria acontece de 10 a 15 de setembro, seguindo, no mês de novembro, com romaria de Finados, e entre janeiro e fevereiro, com a de Nossa Senhora das Candeias. Mas, em várias datas do ano, a cidade é bem visitada pelos fiéis do Padre Cícero.
Serviços
O Secretário de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, Rogeris Andrade, informou jamais ter ignorado os apelos em torno da recuperação do calçamento da Rua do Horto. Os serviços foram inseridos na programação a qual priorizou situações mais emergentes e ainda decorrentes de estragos do último inverno. A execução começa na próxima segunda-feira e estará pronta antes mesmo da romaria em louvor à Padroeira de Juazeiro: Nossa Senhora das Dores.
Segundo Rogeris, trata-se de uma segunda etapa da Operação Tapa Buracos e contempla aquela artéria pela intenso movimento dos fiéis que vem visitar o município.
De acordo com o secretário, "o prefeito Raimundo Macedo tem o maior apreço em relação àquela artéria de Juazeiro do Norte e foi ele quem trocou toda a pavimentação em pedra tosca por paralelepípedo em seu primeiro governo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário