sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Secretaria da Saúde do CE explica gasto com viagens

A Secretaria de Saúde do Estado, através da assessoria de imprensa, em relação ao deslocamento dos médicos de Fortaleza a Sobral, para o atendimento dos pacientes no Hospital da Região Norte, argumenta que o procedimento é menos dispendioso do que se fosse transferir os pacientes para Fortaleza.
"O custo da operação de transporte de médicos para o Hospital Regional Norte é de 1% do custeio mensal. Em média, 11 profissionais especializados viajam diariamente. Importante destacar que para a maioria dos pacientes assistidos, a remoção não seria a melhor opção pela condição clínica e também pelos custos correlatos", diz a nota.
Remoções
"Em uma única remoção de UTI de Sobral para Fortaleza, pode ser necessário custo entre R$ 8 mil e 15 mil. Só na atenção neonatal, antes do HRN, chegamos a fazer mais de 60 remoções em um ano. Em 2014, essas remoções se reduziram a 3. O HRN atende a população de 55 municípios da macrorregião Norte e realizou 1,2 milhão de atendimentos em menos de dois anos de funcionamento".
A Secretaria de Saúde conclui que "levar profissionais para assistência especializada no Interior tem uma relação custo-benefício notoriamente justificável. Especialmente se considerarmos o quesito acesso da população ao serviço de saúde".
Importante destacar que, embora o valor mensal seja de R$ 180 mil de desembolso , a própria equipe ressarce cerca de 50% do custo com os deslocamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário