terça-feira, 29 de setembro de 2015

CREAS Crato participa de seminário estadual sobre violência contra idoso

Clique para obter Opções“Hoje o agricultor é visto com outros olhos” ressalta Cícera Edna, agricultora e representante dos agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do município de Crato. O PAA é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) e da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Agricultura.
O programa começou a funcionar com apenas três agricultores e já segue com 45 em atividade. Antes considerado um dilema, conseguir o alvará de funcionamento e alvará sanitário, não é mais problema para a vida do agricultor. Por muitas vezes, os mesmos acabavam desistindo de fabricar porque não tinham como pagar as taxas de impostos. Hoje isentos, os produtores que são beneficiados pelo programa contam que o incentivo da Secretaria de Agricultura é grande e que se sentem “satisfeitos até demais”, como afirma Cícera.
“O Programa está acontecendo e os agricultores familiares estão sendo beneficiados” afirma Jessica Tayane coordenadora do PAA sobre a efetividade das ações. Em relação ao mês de setembro as quantidades de alimentos produzidos foram bem maiores, porque houve a agregação de produtores novatos. “Acredito que pelo mês de outubro, irá aumentar mais ainda a produção” complementa a coordenadora sobre a isenção da taxa do alvará de funcionamento.
O cadastro é realizado por entre os meses de dezembro e janeiro através da articulação da coordenação nas comunidades e nas reuniões com os representantes dos agricultores. “Queremos multiplicar, é importante que agricultores saibam do programa” enfatiza Cícera Edna sobre a presença e apoio do secretário de agricultura Henrile Pinheiro e a da coordenadoria nas ações do projeto.
SDET realiza encontro com empreendedores cratenses
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo reuniu no SEBRAE Crato, representantes de setores das indústrias metal-mecânica, panificação e do polo moveleiro, com o intuito de apresentar o programa Distrito Empreendedor do Governo do Estado.
O programa vai fomentar distritos industriais no interior, a partir de empreendimentos instalados em galpões pertencentes ao Estado. Os galpões, vinculados à estrutura da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), podem ser transformados em mini-distritos, com apoio a projetos de micro e pequenas empresas. O programa foi iniciado em Crateús, em parceria com a Prefeitura Municipal, e servirá como modelo para outras regiões. Está sendo programada uma visita técnica à experiência de Crateús para que o Programa Distrito Empreendedor seja também implantado no município do Crato.
O encontro contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, Venâncio saraiva, o analista do SEBRAE Crato, Édio Callou, José Abre Justino, Presidente do SINDIPAN, Janaildo Neves Piancó (Ferragens e Tornearia), Elígi Borges (Móveis), Monilton Marcio Moreira Ribeiro (Monilton Móveis), Luciano Bezerra de Oliveira (R.H. Consultoria), Vicente Rodrigues da Costa (movelaria), Aristides Alves Gomes Neto (MT Equipamentos), Francinaldo Pereira da Silva (MM Tavares Lima), Osvaldo (Jord Indústria e Comércio de Estofados), Jacquelinne Alencar, Secretária Executiva da SDET e Samuel Maia Antero de Souza (Fino Pane).

Nenhum comentário:

Postar um comentário