sábado, 28 de novembro de 2015

Mudanças no Anel Viário preocupam


00:00 · 28.11.2015 por Clara Karimai - Colaboradora
A obra de alargamento tem como objetivo desafogar o trânsito de Juazeiro ( Foto: Clara Karimai )
Juazeiro do Norte Denúncias da Câmara de Vereadores deste Município indicam que o governo do Estado não seguirá o projeto original das obras do Anel Viário. Em um trecho da Avenida José de Melo, conhecida como Avenida Areia Grossa, a via sofreria uma redução de 9,5 para seis metros em cada pista. Segundo representantes da Prefeitura, esse estreitamento futuramente poderá comprometer o trânsito de veículos.
Na quinta-feira (26), representantes da Prefeitura se reuniram com o secretário adjunto das Cidades, Quintino Vieira, para questionar essa redução das pistas de rolamento do Anel Viário de Juazeiro, em um dos trechos da primeira etapa da obra. Esse encontro foi um desdobramento das denúncias feitas na sessão da Câmara Municipal que aconteceu na ultima terça-feira (24), pela Comissão Executiva do Queremos Ciclovias Cariri.
Segundo o vereador Cláudio Luz, que esteve na reunião, em um dos trechos da primeira etapa do Anel Viário ou Avenida do Contorno, já existe uma pista construída, porém com apenas seis metros. A ideia do governo estadual, segundo ele, seria aproveitar a pista de rolamento que já havia ali. Tal artifício, "causaria um afunilamento entre as pistas na subida antiga do horto".
Justificativa
O secretário adjunto das cidades afirmou, no encontro, que o projeto teria tido interposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pois haveria a necessidade de retirar algumas árvores do canteiro central, onde seria construída a ciclovia do equipamento, o que impede a adequação das pistas. "A reunião foi importante para mostrar um pouco do projeto e que cada mudança, precisa da aprovação do Banco Mundial, que financia a obra. Para tais mudanças, há necessidade de apresentação ao Banco da licença do Ibama. As obras podem acontecer da forma que eles apresentaram, sem a necessidade do gargalo, para não prejudicar a população. Com isso, em 15 ou 20 dias, a obra será concluída".
Diante dessa questão, os membros da comitiva foram orientados pelo secretário a solicitarem ao Ibama essa autorização e uma visita ao local em que as árvores deverão ser cortadas para uma avaliação detalhada.
O vereador Cláudio Luz disse que foi feita, com a comissão Queremos Ciclovias Cariri, uma visita ao Ibama, e um dos representantes teria afirmado que tal licença poderia ser solicitada à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) ou à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp).
O membro da Comissão Executiva do Queremos Ciclovias Cariri, João Almeida, garantiu que será feito um trabalho de replantio na área da Avenida do Contorno, não ocorrendo assim, nenhum prejuízo ao meio ambiente no local.
Mobilidade
O Anel Viário é uma das obras mais importantes na área de mobilidade urbana do Município. O projeto esteve parado por algumas vezes, da última, em 2014, as máquinas ficaram paralisadas por 60 dias. O projeto teria parado, segundo o secretário adjunto de obras, Mário Bem Filho, pela demora nas indenizações aos moradores e proprietários de terras.
A obra do Anel Viário terá como um dos seus grandes objetivos desafogar o tráfego pesado em vias como a Rua São Pedro e Avenida Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, que fica mais grave em período de romarias. A nova estrada, que será duplicada, também receberá ciclovias. Estão sendo investidos na primeira etapa, feita em três trechos, R$ 11,6 milhões.
Serão 8,6 km no primeiro trecho da via duplicada, que começa na CE-060, na saída de Caririaçu e entrada de Juazeiro do Norte. Os outros trechos alcançam 5,2Km. A intervenção está inserida em um conjunto de projetos que vêm sendo realizados no Cariri, pelo Banco Mundial na região do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário