terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Prefeito de Mauriti-CE está entre os 40 do Brasil que são certificados por melhorarem os indicadores sociais dos municípios


Os prefeitos que estabeleceram e cumpriram metas para melhorar os indicadores sociais dos seus municípios no ano 2014 estão sendo certificados pelo governo federal.


Para imprimir o certificado basta acessar o site, selecionar o município e clicar na medalha que aparecerá na tela; caso o prefeito tenha alcançado as metas assumidas. 

A certificação também está disponível para os gestores municipais que atingiram metas relativas a 2013 e ainda não imprimiram o documento. Ano passado o sistema certificou 18 prefeitos.

Agenda de Compromissos

A Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) é um sistema on line desenvolvido pela Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República para estimular os prefeitos a estipularem metas para melhorar a vida dos cidadãos.

Cada meta assumida está diretamente relacionada a um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), das Nações Unidas. 

São eles:  Acabar com a fome e a miséria; Oferecer educação básica de qualidade para todos; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a Aids, a malária e outras doenças; Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Para cada meta assumida o sistema relaciona os programas federais que atuam no foco e podem ser executados nas cidades para ajudar no alcance dos resultados. 

Por exemplo, para a meta  “Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome” , o sistema indica o Programa Bolsa Família, que até 2013 havia retirado 36 milhões de famílias da miséria.

A ferramenta também permite que o cidadão monitore e avalie o desempenho do seu prefeito ou prefeita nos compromissos assumidos, ampliando a governança local.

A adesão é gratuita e deve ser feita diretamente no sistema. O Ministério do Planejamento, PNUD, Caixa Econômica Federal e ODM Brasil são parceiros nesta iniciativa.

"Foi gratificante fazer e planejar a gestão por resultados e ter isso comprovado os avanços através da Agenda de Compromisso foi muito importante. Vale a pena adaptar a agenda aos ODS, pois a luta continua e novamente vamos estabelecer nossas metas.

Aproveito para agradecer a todos que contribuiram para esse resultado que beneficiou a população, foco de nosso trabalho", afirmou Ediene Monteiro, prefeita de General Sampaio, um dos municípios certificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário