sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Realizado em Sobral o II Seminário Territorial do Pacto pelo Ceará Pacífico

Escola Lysia Pimentel, Sobral-CE; Prefeito Veveu Arruda fala aos presentes no Seminário realizado no auditório da Escola de Tempo Integral Lysia Pimentel (Foto: Luiz Queiroz).
Escola Lysia Pimentel, Sobral-CE; Prefeito Veveu Arruda fala aos presentes no Seminário realizado no auditório da Escola de Tempo Integral Lysia Pimentel (Foto: Luiz Queiroz).
Tendo à frente a vice-governadora Izolda Cela, o II Seminário Territorial do Pacto pelo Ceará Pacífico realizado nesta quinta-feira, 25, em Sobral, visa construir coletivamente ações e serviços que contribuam para a redução da violência e a promoção de uma cultura de paz na cidade. O Pacto será desenvolvido em três eixos de atuação: segurança cidadã e justiça, com reforço do efetivo policial; qualidade de vida e desenvolvimento; prevenção social e oportunidades para a juventude. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.
DSC_0119
Para Veveu Arruda, “hoje é uma primeira reunião para consolidação dos objetivos estratégicos no caso de Sobral para uma implementação imediata de ações. No que se refere ao município, já temos escolas de tempo integral, construídas e em construção, mais 7 Centros de Educação Infantil e a Praça da Juventude. Na parceria com o Estado, teremos a urbanização da Lagoa José Eucludes, além d euma articulação com a iniciativa privda para a construção de uma praça para essa comunidade”, afirmou.
De acordo com a vice-governadora, “o nosso desafio é seguir com um olhar comprometido com a redução das desigualdades e políticas importantes para construirmos uma sociedade pacífica. Cada seguimento fazendo seu papel num trabalho conjunto que precisa da força da sociedade”, salientou.
Ações de segurança
Como parte das ações de segurança pública do Ceará Pacífico, em Sobral forami implantados o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), beneficiando toda a Região Norte. A comunidade dos bairros Vila União, Cidade José Euclides e Residencial Nova Caiçara receberá reforço no que se refere a policiamento ostensivo, uma polícia comunitária, uma base fixa da Polícia Militar, além de melhorias urbanísticas, na iluminação, pavimentação e projetos sociais que visem garantir oportunidades para a juventude.
Estudos e levantamentos
DSC_0169
Durante o Seminário, o Padre Hino Bonvini, fundador do Movimento de Saúde Mental Comunitária do bairro Bom Jardim, apresentou um levantamento sobre Abordagem Sistêmica Comunitária e o fenômeno da violência. A secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes, apresentou o contexto urbanístico e social do território sobralense, que receberá o projeto piloto do Pacto pelo Ceará Pacífico.
Estiveram presentes ao Seminário, o secretário das Cidades, Lúcio Gomes; o secretário da Educação, Maurício Holanda; a secretária de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira; Sandro Camilo, secretário adjunto da Secretaria da Justiça; o secretário executivo da Secretaria do Esporte, Márcio Brito; Igor Ponte, superintendente do Detran-CE, além dos secretários municipais, educadores e representantes de movimentos sociais dos bairros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário