sexta-feira, 25 de março de 2016

Ceará terá 26 'Cidades Digitais' até o fim do ano

fortaleza. O acesso à informação por meio da internet, como meio de inclusão social, chega ao Semiárido. De 26 municípios do Ceará contemplados pelo programa "Cidades Digitais", do governo federal, 11 já contam com internet gratuita em praças e equipamentos públicos. Até o fim deste ano, os moradores dos outros 15 também receberão pontos de wi-fi e demais benefícios propostos.
Dos 11 municípios em que a fibra óptica já está finalizada e em funcionamento, sete foram inaugurados. Ontem, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, assinou a ordem de serviço para elaboração do projeto executivo da rede do Cidades Digitais no município de Ocara, a aproximadamente 101Km de Fortaleza. As fibras ópticas do programa vão conectar órgãos públicos e praças de acesso livre à internet. Ocara foi escolhida na segunda chamada do "Cidades Digitais".
"Ocara manifestou interesse (na participação no programa) em 2013, e foi feita seleção. Até o fim desse ano serão 26 cidades cearenses, de um total de 262 no Brasil, beneficiadas com internet gratuita. Queremos ampliar e nossa meta é ter fibra óptica chegando a 70% dos municípios do País, fazendo 95% da população ter acesso a internet, até 2018. E onde não conseguirmos chegar com cabo, como na Amazônia e Fernando de Noronha, chegaremos de satélite", explicou o ministro.
O projeto, conforme aponta André Figueiredo, beneficia atualmente municípios de até 50 mil habitantes. Por meio do investimento do governo federal, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é feita a instalação de cabos de fibra óptica para que postos de saúde, escolas, delegacias e praças tenham conectividade.
Os municípios de Araripe, Brejo Santo, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Viçosa do Ceará, Redenção e Santana do Acaraú já tiveram o programa "Cidades Digitais" inaugurado oficialmente. Barreira, Jaguaruana, Quixeramobim e Varjota estão com as redes prontas e em funcionamento, mas ainda não foram inauguradas. Aiuaba, Amontada, Caririaçu, Ibaretama, Irauçuba, Itatira, Jardim, Jucás, Mauriti, Missão Velha, Ocara, Orós, Santa Quitéria, São Benedito e Tururu vão contar com o programa mas estão em fases diferentes de implantação da rede de fibra óptica. Alguns estão com o projeto executivo aprovado ou em fase de elaboração para começar a executar as obras, segundo o Ministério.
Figueiredo aponta que há o interesse em modificar as atuais regras do programa para beneficiar um maior número de cidades. A ideia é não haver regras limitantes nas próximas chamadas públicas. "Estamos ampliando o 'Cidades Digitais' para o conceito de 'Cidades Inteligentes', e aí não teremos nenhum limitador populacional. O critério anterior era a cidade se habilitar dentro de uma chamada pública feita e 26 cearenses se habilitaram", disse. O ministro indicou que o Estado é o maior beneficiado dentre todos da federação. A justificativa é a infraestrutura pré-existente, herança deixada pelo Cinturão Digital, realizado pela gestão de Cid Gomes.
Figueiredo esteve, antes do evento oficial em Ocara, nas instalações do Sistema Verdes Mares em Fortaleza, onde conheceu os novos estúdios das rádios FM 93 e AM 810 Verdinha. Afirmando estar orgulhoso com o que viu, por ser cearense como a comunicadora, o ministro explicou o processo de migração que as rádios AM deverão fazer nos próximos anos, quando passarão a transmitir em FM.
d

Nenhum comentário:

Postar um comentário