sábado, 26 de março de 2016

Cid ainda articula filiações ao PDT no Ceará para eleição de 2016



Cid espera atrair lideranças para o PDT até o dia 2 de abril, fim do prazo para novas filiações. Foto: José Leomar
Cid espera atrair lideranças para o PDT até o dia 2 de abril, fim do prazo para novas filiações. Foto: José Leomar
O ex-governador Cid Gomes continua empenhado no papel de ampliar a base do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Ceará. De olho na brecha normativa trazidas pela Reforma Eleitoral 2015, e que passam a valer a partir das Eleições 2016, ele continua percorrendo o interior do Estado em busca de novas filiações.
Isso porque quem quiser concorrer o pleito deverá estar com a filiação partidária deferida pela legenda até o dia 2 de abril, já que, neste ano, o primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro.
“Encerramos o ciclo de novos (filiados) no campo de deputados, mas, continuaremos filiando lideranças até o último dia de filiação para concorrer as eleições, seis meses antes do pleito. Depois vamos animar partidos para as eleições”, disse Cid em entrevista ao jornal O Estado, por ocasião do fim da janela partidária, prazo aberto para que os parlamentares migrassem de legenda sem perda de mandato. A migração do grupo político dos irmãos Cid e Ciro Gomes, que já estão filiados ao PDT desde 2015, só foi concluída agora após “abertura” na legislação eleitoral .
Força
A sigla chega às vésperas das eleições de 2016 com mais de 70 prefeitos, 11 deputados estaduais, quatro deputados federais e mais de 300 vereadores.
Prioridade
Antes das eleições de 2018, Cid e Ciro Gomes têm outra prioridade: consolidar as pré-candidaturas de vereadores e prefeitos. Cid informou que se sente responsável por alguns candidatos que disputarão o pleito deste ano. O cenário tem prioridades. A primeira de todas as prioridades é a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O PDT quer reeleger o atual prefeito Roberto Cláudio em uma campanha que promete ser das mais acirradas.
BID
Inclusive, Cid admitiu a reportagem que seus planos pessoais, como a carreira internacional no Banco Interamericamo, neste momento, ficaram em segundo plano. “Tenho compromisso com diversos companheiros”, disse.
Bancadas
Com as novas filiações, o PDT comanda as cidades que representam mais de 60% dos votos dos cearenses. A sigla fica, também, com o maior número de deputados estaduais – Zezinho Albuquerque, Sérgio Aguiar, Ivo Gomes, Sineval Roque, Míriam Sobreira, Antônio Granja, Jeová Mota, José Sarto, Manoel Duca, Sineval Roque, Evandro Leitão e Ferreira Aragão. Jeová e Mirian ocupam, atualmente, as secretarias de Esporte e de Política Especial sobre Drogas. São quatro deputados federais – Leônidas Cristino, Ariosto Holanda, Vicente Arruda e Antônio Balhmann. Em Fortaleza, o partido tem agora 18 vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho.
Com informações do OE

Nenhum comentário:

Postar um comentário