terça-feira, 29 de março de 2016

Lojistas lançam Jornada de Integração

 A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) deu início, neste mês, a primeira edição da Jornada Integração, que tem o objetivo de estreitar o diálogo entre as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) do Interior junto ao órgão na Capital. A série de visitas também busca destacar as potencialidades e mapear as principais fragilidades do setor no estado, que está dividido em nove regiões: Jaguaribana, Norte, Centro-Sul, Cariri, Sertão Oeste, Sertão Central, Inhamuns, Serra da Ibiapaba e Região Metropolitana de Fortaleza.
 
 
Com um calendário de visitas marcado até o mês de novembro, o presidente da FCDL-CE, Freitas Cordeiro, juntamente com uma equipe técnica, visitará as 81s CDL e os 26 núcleos do interior. A primeira região a receber o projeto foi o Vale do Jaguaribe, no último dia 21 de março. No roteiro foram visitados os municípios de Aracati, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Jaguaribe, Alto Santo, Iracema e Russas.
 
 
“Nossa ambição é conhecer as potencialidades desse Ceará. Saber quais são as demandas desses municípios onde a CDL está atuando. Certamente não estamos aqui com a intenção de resolvê-las, mas queremos ser um canal interlocutor entre a demanda e os meios que podem trazer soluções”, explica Freitas Cordeiro.
 
 
Em cada cidade, o projeto busca reunir as principais lideranças políticas e empresariais, representantes de instituições financeiras e de diversas entidades, oportunizando o debate sobre as demandas de cada região com os 19.786 associados. Nesta primeira etapa, os presidentes doVale do Jaguaribe tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas relacionadas aos problemas e particularidades de cada região, com o intuito de buscar o apoio da Federação. Dentre as principais demandas apresentadas pelos gestores das entidades jaguaribanas, a questão de segurança pública recebeu lugar de destaque na lista das insatisfações. 
 
 
“Nós como comerciantes precisamos desse apoio da Federação e do poder público local para buscarmos melhorias na questão de segurança para o comércio”, destacou o presidente da CDL de Limoeiro do Norte, Ney Wellington. Ainda de acordo com o empresário, houve apoio por parte do prefeito do município, Paulo Duarte, para buscar, junto ao Governo do Estado, a instalação de câmeras de segurança para o centro comercial da cidade.
 
 
Infraestrutura também esteve em pauta nas demandas. Para o vice-presidente da CDL deRussas, Francisco Martins Dantas, após a conquista do município de uma equipe do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que irá fortalecer a segurança, a grande demanda hoje é com relação a implantação de rodovias para interligar importantes regiões produtoras do município e acessos intermunicipais.
 
 
“Russas possui localidades que são muito produtivas, principalmente no setor ceramista. É fundamental que a cidade possua boas estradas para o escoamento da produção. Também estamos na luta para conquistarmos a implantação da rodovia que interliga os municípios de Russas e Jaguaruana, o que com certeza irá fortalecer o comércio entre as duas cidades”, destacou Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário