quarta-feira, 27 de abril de 2016

CE tem 12 ocorrências de microcefalia ligada ao vírus

Mais um caso de microcefalia relacionada ao vírus zika no Ceará foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), no fim da tarde de ontem. Desde outubro de 2015, quando a vigilância foi intensificada, até o momento, foram confirmados 84 casos da anomalia, 12 deles relacionados à infecção por zika. Os outros 72 foram encerrados por critério clínico radiológico.
O boletim epidemiológico traz ainda que, no total, 456 casos foram notificados, dos quais 238 ainda estão em investigação, enquanto 134 foram descartados. Até o momento, mães de 38 municípios cearenses tiveram casos confirmados.
Ocorreram 27 óbitos por circunstância da microcefalia. Quatro das crianças morreram ainda no útero, enquanto 23 evoluíram óbito após o nascimento. Do total de mortes, oito tiveram a confirmação para relação com o vírus zika e outras 15 foram identificadas com outros tipos de infecções congênitas. Ainda estão em investigação 12 mortes.
A localidade com o maior número de mortes entre 2015 e 2016 foi Fortaleza, que já confirmou três casos de microcefalia ou alterações do sistema nervoso central que evoluíram para óbito. Em seguida, aparece Canindé, onde duas crianças faleceram. Acarape, Crateús, Iguatu, Ipaumirim, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Morrinhos, Russas, Tejuçuoca e Tururu confirmaram uma morte cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário