terça-feira, 26 de abril de 2016

Entidades do Cariri e Centro-Sul são primeiras a receber insumos do programa Fortalecendo Minha Comunidade

Entidades do Cariri e Centro-Sul são primeiras a receber insumos do programa Fortalecendo Minha Comunidade


A tarde desta segunda-feira (25) foi de comemoração para centenas de pessoas atendidas por 11 entidades com atuação comunitária localizadas nos municípios do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Jardim e Iguatu. Representantes das instituições receberam os insumos necessários para a efetivação dos projetos contemplados pelo programa de prevenção às drogas Fortalecendo Minha Comunidade, uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).
A solenidade de entrega dos insumos aconteceu no auditório de Bioprospecção da Universidade Regional do Cariri (Urca), no município do Crato, e contou com a presença da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra; da deputada estadual licenciada Mirian Sobreira; do reitor da Urca, Patrício Melo; do vereador João Borges; e da coordenadora de Políticas sobre Drogas do Crato, Francisca Alves; além de outras lideranças políticas e comunitárias das regiões do Cariri e Centro-Sul do Ceará.
Na ocasião, foram contempladas 11 entidades com atuação comunitária nos seguintes eixos: esportes, atividades artístico-culturais, atividades de desenvolvimento com foco na prevenção ao uso de drogas e artesanato. Cerca de cinco mil pessoas serão diretamente favorecidas.
As entidades beneficiadas foram: Associação de Moradores das Vilas Unidas e Associação dos Moradores dos Bairros Unidos, ambas de Barbalha; Associação de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rural (Agrifermuc) e Associação Comunitária do Sítio Belo Horizonte, ambas do Crato; Associação Mãos Ensanguentadas de Jesus, de Jardim; Associação W Judô, Associação Comunitária para Desenvolvimento de Iguatu (ACDI) e Associação Cristã de Assistência Social (Acaso), de Iguatu; e Associação Vidas para Todos, Instituto Antônia Roque dos Santos da Silva e Associação Educativa e Cultural Asa Branca, todas de Juazeiro do Norte.
Anfitrião da solenidade, o reitor Patrício Melo parabenizou a deputada estadual licenciada Mirian Sobreira pelo trabalho que desenvolveu enquanto esteve à frente da SPD, além de destacar a importância da continuidade das atividades, sem interrupções, por parte da nova titular da pasta, Aline Bezerra.
Tive que solicitar uma licença e me afastar do cargo de secretária por motivo de saúde. Mas, enquanto puder, estarei sempre presente nas ações da SPD", afirmou a deputada Mirian Sobreira, que aproveitou para parabenizar sua sucessora na pasta, Aline Bezerra, pelo trabalho que vem realizando. Ela ainda parabenizou o prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio, pela criação da Coordenadora de Políticas sobre Drogas no município.
Mirian Sobreira também enalteceu a iniciativa do governador Camilo Santana de criar, em 2015, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas. Na avaliação da deputada, não se pode discutir a saúde da mulher sem falar na prevenção ao uso de drogas. Ela lembrou que o consumo de entorpecentes na região do Cariri contribui para os elevados índices de violência contra a mulher na região. Para a deputada, os insumos que as entidades comunitárias receberam da SPD, graças ao programa Fortalecendo Minha Comunidade, serão de grande valia no apoio às ações de prevenção ao uso de drogas.
Em seu discurso, a secretária Aline Bezerra explicou os eixos de atuação da SPD e a ênfase da pasta para programas e projetos de prevenção às drogas, a exemplo do Fortalecendo Minha Comunidade, um programa de apoio às ações efetivadas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas. A ideia é fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduzir os fatores de risco, sobretudo junto à população jovem do Estado do Ceará.
O programa não estabelece o repasse de recursos financeiros às entidades contempladas, que recebem, diretamente, materiais, bens e serviços. Em contrapartida, deverão fornecer relatórios mensais acerca da execução e desenvolvimento das atividades propostas nos projetos selecionados pela SPD. Em sua fase inicial, o Fortalecendo Minha Comunidade beneficiará 38 projetos desenvolvidos em 18 municípios cearenses, quais sejam, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Iguatu, Jardim, Ocara, Pedra Branca, Camocim, Horizonte, Maranguape, Eusébio, Crateús, Tianguá, Aracati, Quixeramobim e Caucaia.
A entrega dos insumos prossegue até o final deste mês e no decorrer de maio próximo. Ainda está semana, serão contempladas entidades dos municípios de Quixeramobim, Pedra Branca, Ocara, Camocim, Crateús, Tianguá, Sobral e Fortaleza.
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário