segunda-feira, 30 de maio de 2016

Cogerh realiza reunião em Quixadá para discutir situação de 94 açudes do Ceará

açude seca banabuiú
Situação de 94 açudes vai ser discutido pelo órgão, em reunião com comitês de Bacias. (Foto: José Avelino Neto)
Quixadá. A Companhia Cearense de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh) realiza, no próximo dia 2 de junho, nesta cidade, uma reunião com representantes e gerentes de seis bacias hidrográficas. O objetivo é apresentar o balanço das ações planejadas pela Cogerh no primeiro semestre e traçar cenários sobre uso da água dos reservatórios até a chegada do próximo período chuvoso, em 2017.
A informação foi confirmada ao Diário Sertão Central pelo presidente do órgão, João Lúcio Filho. Ele conta que o encontro acontece anualmente. “Chamamos essa reunião de alocação negociada da água. Vamos apresentar o resultado do que foi feito pela Cogerh e discutir juntos o que podemos fazer com a água que ainda resta nos açudes até 2017”, disse.
O encontro vai reunir o comitê das bacias do Baixo Jaguaribe, Médio Jaguaribe, Alto Jaguaribe, Bacia do Salgado, Bacia do Banabuiú e da região Metropolitana. Os diretores regionais de cada uma das bacias hidrográficas também se farão presentes. No total, a situação de 94 açudes estarão em discussão. Entre eles, os três maiores do estado, Orós, Castanhão e Banabuiú.
O presidente da Cogerh afirma que a situação mais complicada é a do Baixo Jaguaribe. “O açude de lá (Santo Antônio de Russas) tem apenas 0,23%. Precisamos saber o que fazer para não desassistir nem aquela e nem uma outra região cearense”, afirmou João Lúcio.
Cenários de prováveis açudes totalmente secos e situações de colapso de água estarão em pauta na reunião, que será aberta ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário