segunda-feira, 30 de maio de 2016

Novo áudio atinge ministro de Temer


Rio de Janeiro. Reportagem do “Fantástico”, da TV Globo, teve acesso a novos trechos de conversas gravadas pelo ex-senador e ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. As gravações contêm conversas de uma reunião na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com a participação do atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, quando ele ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 
Segundo Machado, na conversa houve troca de reclamações sobre a Justiça e operação Lava-Jato. Fabiano Silveira faz críticas à condução pela Procuradoria e dá conselhos a investigados na operação. Neste mês, Silveira assumiu o Ministério da Transparência, responsável pela fiscalização, controle e ações do governo para combate à corrupção. O ministério foi criado pelo presidente em exercício Michel Temer no lugar da antiga Controladoria-Geral da União.
Cerca de três meses antes de assumir o cargo, Fabiano Silveira esteve em uma reunião na casa de Renan Calheiros, onde a Lava Jato foi amplamente discutida com investigados. Durante as tratativas do acordo de delação premiada, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse que, no dia 24 de fevereiro, foi à casa de Calheiros para conversar, entre outras coisas, sobre “as providências e ações que ele estava pensando acerca da Operação Lava-Jato”.
Machado disse que participaram dessa conversa Bruno Mendes, advogado ex-assessor de Renan, e Fabiano Silveira. “No início, relatei sobre o que ocorreu em minha busca e apreensão”, disse. O ex-presidente da Transpetro diz que, no encontro, ele e os presentes trocaram “reclamações gerais sobre a Justiça e sobre a Lava-Jato”. 
Ou seja, o atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, encarregado de combater a corrupção no governo federal, participou de uma conversa em que, segundo Sérgio Machado, foram feitas críticas à Lava Jato e à Justiça.
Outro lado
Procurado, o ministro da Transparência, Fabiano Silveira, não quis dar entrevista. Por meio de nota, disse que esteve “de passagem” na residência oficial do Senado, mas que não sabia da presença de Sérgio Machado, com quem nunca teve relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário