quinta-feira, 26 de maio de 2016

Pau da Bandeira começa domingo na primeira edição como Patrimônio da Cultura Brasileira

13275635_10201757504894883_1609452726_nBarbalha. O colorido junino já toma de conta das ruas da cidade. A maior festa popular do Nordeste alusiva ao santo casamenteiro, que abre o calendário das comemorações juninas no Ceará, começa oficialmente no próximo domingo, com participação de mais de 300 mil pessoas.
A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha inicia com uma solenidade pública para anunciar o seu reconhecimento oficial como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no sábado às 20h30. Também será realizada a cerimônia de criação oficial da Escola de Artes e Saberes Contemporâneos, que irá funcionar no histórico prédio do Palácio 3 de Outubro, num regime de comodato de 10 anos.
A solenidade oficial contará com a presença do Governo do Estado, Camilo Santana, o prefeito da cidade de Barbalha, José Leite, o secretário de Cultura, Antônio de Luna, além da representante da Superintendência do Iphan Estadual, entre outras autoridades. Este ano, pela primeira vez, a cidade vivencia a festa com o reconhecimento de Patrimônio da Cultura Brasileira. São mais de 200 anos de tradição, cultura, fé e devoção do seu povo, levando às ruas centenas de brincantes, com mais de 50 grupos de tradição, além dos parafolclóricos.
O desejo de arrumar um bom partido leva solteiras e solteiros, no dia 28/05, à Noite das Solteironas. Para alguns, o sonho começa sendo realizado, com o primeiro casamento coletivo neste dia, que acontece na matriz de Santo Antônio, às 20h30. Serão celebrados cinco casamentos.
A moradora Socorro Luna se tornou uma das personagens populares de Barbalha, fortalecendo a crença de que vale a pena ter fé e buscar a sua ‘cara metade’ com as orações e as famosas simpatias direcionadas ao santo. A “solteirona” é uma das figuras de maior participação nos festejos de Santo Antônio. E diz, comprovadamente, que os casamentos para aqueles que apostaram na fé ao santo estão espalhados por todo o Brasil. Neste período, Socorro se torna requisitada até para as fotos de frente a sua casa, com caracterização especial. / Elizangela Santos
Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário