sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Exército acredita em 2º Turno calmo

Mais de 2.500 militares da 10ª Região Militar (RM) atuarão no 2º Turno das Eleições, em Fortaleza. Conforme o Exército Brasileiro, em eventual necessidade, integrantes das outras Forças Armadas podem ser convocados. Os servidores estarão distribuídos nos 645 locais de votação do Município, que estão compreendidos em 13 Zonas Eleitorais.
"Há um esforço integrado para termos um 2º Turno calmo e temos certeza que vai ocorrer. O cidadão pode ir tranquilamente exercer seu direito, e seu dever, de votar", afirmou, ontem, o general Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, comandante da 10ª RM
No fim da manhã, houve um reunião na sede da 10ª RM. Participaram representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e Polícia Federal (PF).
O general Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira disse que os militares que atuarão no pleito serão mobilizados de Fortaleza, Teresina, Picos, Crateús, Recife, Garanhuns e Petrolina. "Cada tropa recebe de duas a três Zonas Eleitorais. Naqueles locais de mais prováveis ocorrências. Nas Zonas de maior risco haverá guarnições fixas; no restante dos locais será feito um patrulhamento a pé e motorizado que, com certeza, estará atendendo rapidamente se houver necessidade", declarou.
O Exército informou que foi acionado para garantir o livre acesso, proteger os locais de votação e também os pontos de apuração. Os trabalhos desempenhados pelas tropas federais começarão às 6h do domingo, quando eles devem se deslocar aos locais de votação, e serão encerrados com o fim da apuração dos votos.
"Não estamos achando que exista qualquer possibilidade de conflito, em Fortaleza. Estamos considerando esta como uma missão normal de garantia de votação e apuração, que faz parte das nossas atribuições", afirmou o general Theóphilo.
Segundo o oficial, o efetivo que será empregado em Fortaleza é maior do que o utilizado em todo o Estado do Piauí (143 Municípios), durante o primeiro turno. Serão disponibilizadas, ainda, 290 viaturas para a locomoção dos milhares de militares que estarão na Capital cearense.
Tranquilidade
A juíza Jane Ruth Maia de Queiroga, diretora do Fórum Eleitoral de Fortaleza, disse que acredita na tranquilidade das Eleições. "A presença do Exército foi requisitada para ajudar na votação e apuração. Nosso objetivo é somar as forças das Instituições. Acreditamos que o Exército vai nos ajudar a manter a tranquilidade", declarou o magistrada.
Jane de Queiroga explicou que cada Polícia que atua no Estado continuará com suas atribuições normais. "As polícias Militar, Civil e Federal atuarão normalmente. O reforço que receberemos ajudará nas proximidades dos locais de votação. Atuarão em conjunto". A juíza disse que acredita que as Forças Armadas possam tratar os incidentes "da melhor forma". "Incidentes ocorrem e devemos pacificar e não torná-los maiores", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário