domingo, 26 de fevereiro de 2017

Cortejo percorre ruas de Senador Pompeu resgatando tradições carnavalescas

Senador Pompeu
Um desfile de bandas de fanfarras e frevosbonecos gigantes, agremiações de maracatuescola de samba, blocos e grupos da cultura tradicional popular abriu o carnaval de Senador Pompeu (a 282Km de Fortaleza) neste sábado (25), transformando a cidade na capital da cultura carnavalesca do Sertão Central.
Este foi o segundo ano consecutivo do Carnaval Multicultural, realizado pelo Instituto Assum Preto, com apoio do Governo do Estado do Ceará, com recursos do Fundo Estadual da Cultura (FEC), através da Secretaria de Estado da Cultura do Ceará, por meio do XI Edital Carnaval do Ceará, explicou o organizador do cortejo, Adriano Souza.
Na programação do projeto, que recebe o título “Carnaval de Folias e Máscaras de Senador Pompeu”, estão incluídas oficinas de confecção de máscaras e adereços carnavalescos, utilizados no desfile, e exposição fotográfica “Memória do Carnaval” na Praça da Juventude, no Centro da cidade, onde houve apresentação especial do cortejo.
As orquestras de fanfarras e frevos, da Banda de Música de Quixadá, e os Maracatus Estrela de Ouro de Canindé e Nação Quixadá, também participaram do desfile. O reisado de congos “Dede de Luna” do Crato, com suas cores fortes e musicalidade também participou da reunião das agremiações carnavalescas de Senador Pompeu e de outras cidades do interior.
O idealizador do projeto lembra que Senador Pompeu é terra de gente boêmia e seus bailes carnavalescos – bem comuns no interior entre as décadas de 50 a 80 – tornaram-se famosos, atraindo foliões de todo o Ceará. Além dos bailes nos clubes, realizados principalmente na AABB, o carnaval era festejado durante cinco dias, contando ainda com desfiles de blocos pelas ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário