domingo, 26 de março de 2017

Camilo Santana entrega Medalha da Abolição a seis personalidades



O Governo do Ceará homenageou seis personalidades importantes que ajudaram a construir a história do Ceará e se destacaram de alguma forma no cenário nacional


Em 25 de março de 1884, Francisco José do Nascimento, o pescador e marinheiro conhecido como Chico da Matilde teve a coragem de dizer: "a partir desta data não se embarcam mais escravos nos portos do Ceará". Assim era decretada a abolição da escravatura no Ceará, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 1888. A atitude do cearense, que posteriormente ficou conhecido como o Dragão do Mar, é a inspiração para atitudes de grandes homens e mulheres que até hoje se destacam no cenário nacional e no Ceará.


Neste sábado (25), data magna em que é lembrada a abolição da escravatura no Ceará, o governador Camilo Santana homenageou personalidades importantes que ajudaram a construir a história do Ceará e se destacaram de alguma forma no cenário nacional.



Seis personalidades receberam a principal honraria do Estado: Ciro Ferreira Gomes, Napoleão Nunes Maia Filho, Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, Luiza de Teodoro Vieira, Valton de Miranda Leitão e Francisco Alemberg de Souza Lima (Alemberg Quindins), pelos anos de 2016 e 2017. Eles receberam a honraria das mãos do governador Camilo Santana. "Temos hoje aqui seis grandes cearenses, que nasceram ou adotaram nosso estado como parte de suas vidas, e cujas trajetórias brilhantes, pessoais e profissionais, enchem a todos nós de muito orgulho. Somos gratos a cada um de vocês por tudo o que fizeram e continuam fazendo em prol do nosso estado. Eles são os grandes homenageados, dos anos de 2016 e 2017, com a Medalha da Abolição", discursou o governador.


A comenda, instituída em 1963, reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil. A escolha é feita por uma comissão, instituída em um decreto. O chefe do Executivo cearense entregou pessoalmente a comenda a cada um dos homenageados.

O médico psiquiatra Valton Miranda afirmou ser “um esperançoso de que o nosso país tem um potencial para continuar crescendo e lutei por isso minha vida toda, defendendo oportunidades iguais aos que mais precisam. Quero abolir a pobreza, a desigualdade. Por isso acredito que a medalha é valiosa neste sentido. Minha responsabilidade, assim como a dos demais agraciados só aumenta”.


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Napoleão Nunes Maia, agradeceu a homenagem e dedicou-a à família e à terra natal: Limoeiro do Norte. "Estou justamente feliz por passar a integrar uma galeria de excelências e, mais uma vez, digo ser uma exceção nessa constelação de pessoas ilustres, fico feliz e surpreso em receber a Medalha da Abolição".




O empresário Carlos Francisco Ribeiro Jereissati afirmou que sempre manteve fortes raízes com o Ceará, apesar de ter saído do Estado muito jovem para estudar acompanhando o pai: o ex-deputado federal e senador Carlos Jereissati. “Voltar a Fortaleza e ter esta honra é motivo de grande satisfação, receber esta homenagem nos faz realizados e nos coloca como parte de tudo isso”, disse o presidente do Grupo Jereissati, que somente em Fortaleza emprega cerca de 12 mil pessoas.


Francisco Alemberg de Souza Lima, o Alemberg Quindins, fundador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda dividiu a honraria com as crianças e jovens beneficiadas pelo projeto que ele lidera. “Esta comenda não está sendo dada só para mim, mas para um projeto que valoriza o protagonismo juvenil e para toda a meninada beneficiada por ele, fazendo com que as crianças tenham um objetivo definido: valorizar a arte e a cultura”.

O governador homenageou a esposa de Alemberg Quindins, Rosiane Limaverde, também fundadora da Fundação Casa Grande, falecida esta semana, “mas que permanece viva através do seu importante legado”, disse Camilo Santana.

A professora Luiza de Teodoro Vieira não compareceu à solenidade em virtude de um problema de saúde, mas foi representada. Mesmo assim ela mandou um recado. “Fui chamada este ano para representar as professoras neste momento e sinto-me muito honrada por isso, pois o prêmio é uma forma de valorizar os profissionais do magistério e a responsabilidade que temos em levar educação para as pessoas”.

O ex-prefeito de Fortaleza e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, também foi agraciado. "Sou muito agradecido por esta honraria. E assim como os demais agraciados, recebo esta homenagem com muita responsabilidade de que ainda preciso fazer muito por este Estado e tenho também a responsabilidade de fazer com que o povo brasileiro entenda que é através da política que podemos fazer o melhor pela nossa sociedade".


Após as homenagens o governador fez um balanço das políticas públicas executadas nos últimos dois anos que apresentaram resultado positivo. Ele destacou principalmente as áreas de educação, convivência com a estiagem, desenvolvimento econômico, gestão pública e saúde.


“Tem sido o zelo e o empenho na gestão dos recursos públicos que colocaram o nosso estado como o mais transparente do Brasil, segundo ranking do Ministério Público Federal. Essas vitórias não têm apenas um responsável. Não são fruto apenas desse ou daquele governante. Muito pelo contrário. Elas são resultado de homens e mulheres, cearenses aguerridos das mais diversas áreas, que têm dado sua inestimável contribuição para o nosso Estado”, afirmou.


Compareceram ao evento representantes dos Poderes Executivo, Legislativo (Estadual, Federal e municipal), Judiciário e Ministério Público, além de prefeitos e diversos líderes políticos e empresariais de todo o Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário