quarta-feira, 26 de abril de 2017

Dando bola à paz

Torcidas de Ceará e Ferroviário assistirão lado a lado, no setor premium do Castelão, ao primeiro jogo decisivo do título cearense ( Foto: Kid Júnior / Thiago Gadelha )

No início dos anos 90, o futebol brasileiro era assolado pela crescente violência nas torcidas organizadas e como um ato simbólico contra os atos violentos, o encontro entre Ceará e Ferroviário foi intitulado de Clássico da Paz. Em um jogo do Campeonato Cearense os dois times entraram em campo com a bandeira do outro e as torcidas organizadas nas arquibancadas do Castelão se confraternizaram, em um abraço simbólico.
E duas décadas depois, os dois clubes voltam a realizar um ato contra a violência nos estádios: a adesão da torcida mista no Castelão, no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense no domingo às 16 horas. Os dois clubes entraram em acordo na última segunda-feira pela criação de um setor de torcida mista, que estão localizadas no setor premium: de acordo com a ata de providências para a partida, 2.200 ingressos foram disponibilizados para o setor, com corais e alvinegros ocupando o mesmo espaço.
O diretor de eventos e promoções do Ceará, Veridiano Pinheiro, comemorou a iniciativa entre os dois clubes. "Tivemos na segunda-feira uma reunião na Federação Cearense de Futebol, juntamente com a diretoria do Ferroviário e representantes da FCF, onde decidimos em comum acordo uma área mista, que ficaria no setor premium, onde as tuas torcidas estariam juntas como uma iniciativa de promover o jogo e a paz nos estádios. Pedimos para que o torcedor compareça neste belo espetáculo. Precisamos potencializar esta ação, de zona mista, uma ação inédita no futebol cearense" , disse ele.
O diretor de futebol do Ferroviário, Francisco Neto, gostou da ideia da zona mista: "Nós procuramos dar o exemplo para os outros Estados. Já houve entre Grêmio e Internacional e agora resolvemos dar a nossa colaboração para a paz nos estádios", disse o dirigente. Por sua vez, o técnico coral, Vladimir de Jesus, louvou a iniciativa: "Acho extremamente interessante. Acho, inclusive, motivador e exemplar. É muito bom seguir bons exemplos e quanto mais famílias nos estádios, melhor", elogiou.
Providências
Além da torcida mista, outros foram discutidos, entre eles a setorização do estádio, que ficou dividido da seguinte forma: o Ferroviário, mandante da primeira partida, ocupará o setor Sul (portões D e F), enquanto o Ceará ficará com as zonas Norte (portões P e R) e Central (portões Le J).
As vendas dos ingressos para a primeira partida da final foi iniciaram ontem com os seguintes valores: Arquibancada Superior será vendida pelo valor de R$ 30,00, o Setor Premium (da torcida mista) custará R$ 120,00.
Ficou acordado também que na primeira partida haverá entrada de sócio-torcedores dos dois clubes no estádio.
Saiba mais
Outros clássicos
No Brasil, outros exemplos de torcida mista mostraram-se bem sucedidos como entre Grêmio e Inter, nos clássicos entre times do Rio de Janeiro, e no Nordeste, Bahia e Vitória acertaram o retorno da torcida mista após anos de ausência
Contramão
Na contramão da torcida mista, os times paulistas adotaram o extremo da torcida única ao exercer o mando, pela violência nas partidas entre os grandes do Estado: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário