segunda-feira, 26 de junho de 2017

Reunião do COMDEMA viabiliza oficina técnica de Implementação da Coleta Seletiva e Resíduos Sólidos

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato realizou na última, sexta feira, 23, a 5ª reunião do COMDEMA. O encontro aconteceu no auditório do GeoPark Araripe e teve como questão a Oficina de Diagnóstico do Projeto de Implementação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos.
A oficina foi ministrada por Helena Leite, Técnica e Coordenadora de campo da Empresa I&T Gestão e Resíduos, Contratada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado. “O objetivo é oferecer para a gestão pública, através da Secretaria de Meio Ambiente, junto a órgão privados, associação de catadores, vereadores e representantes da secretaria de educação, informações sobre o manejo dos resíduos sólidos e montar uma coleta de dados, que está sendo feita em 81 municípios, dos 184 do estado. Explica. Helena destaca que o intuito é que até o final do ano tenha um mapeamento das instalações necessárias para que esses municípios possam implantar as coletas seletivas, como soluções regionais.
Para o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Junior, esse trabalho, é um grande passo para a implementação de ações concretas sobre os resíduos sólidos. “Essa oportunidade está sendo de grande valia para discutirmos políticas públicas para o melhoramento do meio ambiente e das questões de saúde do município do Crato”, enfatiza. 
Essa Proposta envolve prática de coleta Seletiva dos diversos tipos de resíduos urbanos, fortalecimentos institucionais dos gestores dos resíduos sólidos de responsabilidade pública, definição de um conjunto de instalações para um manejo adequado dos resíduos, inclusão dos catadores de materiais recicláveis nos processos de coleta e manejo dos resíduos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário