terça-feira, 26 de setembro de 2017

Alunos da comunidade do Belmonte recebem serviços de saúde na escola


Ofertar serviços de saúde a todos. Foi com esse objetivo que o Governo do Crato, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, promoveu na última segunda-feira, 25 de setembro, ação na escola Aderson da Franca, localizada no distrito do Belmonte.

Entre os serviços disponibilizados, os alunos da unidade escolar receberam a equipe do Centro de Saúde Verônica Couto, juntamente com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF III), onde realizaram avaliação antropométrica, que mede altura, peso, circunferências, e o ndice de massa corporal IMC; e avaliação nutricional.

A equipe de saúde também disponibilizou vacinação para que crianças e adolescentes pudessem atualizar o cartão de vacina; e também o teste de SNELLEN, realizado para avaliar a acuidade visual, identificando alguma dificuldade ou distúrbio. Após o teste, é feito o pedido no posto de saúde, e o aluno é encaminhado ao oftalmologista.

Na parte da avaliação bucal, a dentista Sáskia Barreto visitou cada classe e conversou com os alunos sobre escovação, aplicação de flúor, cárie, entre outros cuidados.

Para a diretora da escola Aderson da Franca, Fernanda Vilar, a ação foi de grande importância para os alunos, pois segundo ela, muitos pais não têm tempo de levar os filhos ao posto de saúde, e com a conveniência dos serviços serem ofertados na escola, contempla as crianças da comunidade. “Essa é uma grande oportunidade para as nossas crianças aprenderem, tirar dúvidas, e se proteger de doenças com as vacinas”, frisou Fernanda.

A Coordenadora do Centro de Saúde Verônica Couto, Duciele Pinheiro, ficou surpresa com a aceitação por parte dos alunos em participar de todas as atividades ofertadas, e ressaltou o quão relevante é essa interação entre escola, família e comunidade. “Tivemos uma excelente concordância na escola, ficamos realmente surpresos com tudo o que vimos. Essa ação foi justamente para trabalhar as questões de saúde com os alunos e estreitar laços”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário