terça-feira, 26 de setembro de 2017

Gastos dos deputados federais do Ceará já ultrapassam 6 milhões de reais

Resultado de imagem para fotos de Gastos dos deputados federais do Ceará jáOs 22 deputados que compõem a bancada federal do Ceará gastaram, de janeiro a agosto deste ano, 6 milhões e 84 mil reais da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar –
verba que visa o custeio de despesas típicas do mandato e é utilizado pelo deputado por meio de reembolso. Os dados constam no Portal da Transparência da Câmara dos Deputados e mostram as despesas pagas, mensalmente, por cada um dos parlamentares com o recurso. Entre os representantes do Estado, o deputado Odorico Monteiro do PSB foi o que mais “gastou” a verba nos primeiros oito meses de 2017, somando quase 377 mil reais. Em segundo lugar aparece o deputado Domingos Neto do PSD, tendo gasto 373 mil, seguido da deputada Gorete Pereira do PR que gastou 362 mil reais.

Instituída por um Ato da Mesa Diretora em 2009, a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar unificou a verba indenizatória que vigorava desde 2001, a cota de passagens
aéreas e a cota postal-telefônica. Hoje, o valor a ser reembolsado pelo deputado, serve para bancar gastos com passagens aéreas, telefonia, serviços postais, manutenção de escritório, alimentação, hospedagem, serviços de segurança, divulgação da atividade parlamentar, entre outras despesas efetuadas.


O deputado Vicente Arruda do PDT, que tirou licença para tratamento de saúde em fevereiro deste ano e reassumiu o mandato no mês passado, é o que usou menos a cota entre os parlamentares cearenses, tendo gasto 12 mil e 278 reais. Os peemedebistas Vitor Valim e Aníbal Gomes também estão entre os que menos usaram a verba para atividade parlamentar neste ano. Cada um deles utilizou pouco mais de 200 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário