quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Granja teve a maior incidência de raios no Ceará

Resultado de imagem para fotos de Granja teve a maior incidência de raios no CearáA quadra chuvosa no Ceará está distante, no entanto, o Grupo de Eletricidade Atmosférica, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou valores mais precisos da incidência de raios no Estado e no País. O valor médio anual no Brasil foi de 77 milhões e 800 mil por ano, superior a 2002, que apontava cerca de 55 milhões de raios. No ranking nacional, o Ceará ocupa a décima nona posição com 2,6 raios por quilômetro quadrado no ano e a região Norte concentra a maior densidade da descarga atmosférica.
Granja, Chaval, Martinópole, Uruoca, Moraújo, Forquilha, Barroquinha, Viçosa do Ceará, Camocim e Frecheirinha, são, respectivamente, os mais atingidos por raios no Ceará. Em Granja, que fica cerca de 300
quilômetros da capital, a densidade chega a 9,63 raios por quilômetro quadrado, número bem acima da média estadual.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que a região Norte do Estado possui uma maior incidência em relação às demais regiões porque é uma das mais chuvosas. Como os raios estão associados a nuvens mais desenvolvidas, eles, geralmente, surgem relacionados às precipitações.
Em média, cerca de 300 pessoas são atingidas por raios todo ano e cerca de 100 pessoas morrem em decorrência disso no Brasil. De dois mil a 2014 aconteceram mil 792 mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário