quinta-feira, 28 de setembro de 2017

NASF Crato comemora o Dia Nacional do Idoso


O prefeito do Crato Zé Ailton, participou ativamente da comemoração ao dia Nacional do Idoso, realizado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), que aconteceu na manhã dessa quarta feira, 27, na quadra da Creche Madre Esmeraldo, no bairro Seminário. 

As atividades oferecidas para os idosos puderam oportunizar momentos de alegria para todos que fazem parte dos grupos de hipertensos e diabéticos atendidos pelo Nasf e orientados pelas equipes do CEMIC, Amélia Pinheiro, Misericórdia e Seminário I.

Além de homenagear os 150 idosos participantes, o evento ofereceu serviços como aferição de pressão, teste de glicemia e prevenção ao câncer bucal. “Sempre prestamos esclarecimentos através de palestras sobre o cuidado, direitos e saúde do idoso. Essa ação buscou levar um trabalho diferenciado possibilitando a integração dos idosos disponibilizando uma atenção especial constante para que sintam-se abraçados por todos nós”, comenta a Psicóloga do NASF, Ana Hirlene.

A dentista Tatiana Siebra, prestou atendimento e ressaltou a importância da prevenção e cuidados na higiene bucal para os idosos. “Essa é uma ação muito feliz, pois trabalhamos com muitos idosos e a grande maioria são muito fragilizados, às vezes até por abandono da família ou por não ter assistência medica e odontológica. Tentamos acolher da melhor maneira, fazendo sempre acompanhamento e encaminhando, sempre que necessário, para os centros especializados odontológicos”, esclarece. 

O NASF atua de forma integrada com as Unidades Básicas de Saúde e é constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família. No Crato, o NASF realiza ações de promoção de saúde evitando que o paciente precise de cuidados secundários ou terciários. Além de palestras e atendimentos em grupos, o Núcleo conta com profissionais que realizam junto à população, ações e prevenções de saúde e desenvolve campanhas, prática de atividade física e orientação alimentar.

O senhor Luiz Marcolino, aos 95 anos mostrou disposição ao animar a festa tocando zabumba. “Com essa turma eu me divirto e me cuido”, disse ele.

Presentes na comemoração a secretária adjunta de saúde, Milenna Brasil e o chefe de gabinete adjunto, Felipe Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário