quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Pedro Lobo e Dedé Teixeira visitam comunidades rurais no Crato

O vereador Pedro Lobo e o secretário de desenvolvimento agrário Dedé Teixeira, visitaram nesta quarta-feira (27), diversas localidades do município do Crato que estão sendo beneficiadas com projetos e políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida da população que vive no meio rural.

Na comunidade da Malhada - distrito de Ponta da Serra – a comitiva visitou a Cooperativa Agroindustrial dos Pequenos Produtores do Sitio Malhada (CAIPEMA) e participou de uma reunião na sede da associação Padre Frederico. Na reunião foram discutidas as melhorias necessárias e urgentes para comunidade. Participaram da reunião os representantes da CAIPEMA, bem como os beneficiários do Crédito Fundiário, que estão organizados a partir do assentamento AGRIFAMA.

Ao final da reunião, ficou pactuado com o secretário Dedé Teixeira e com o vereador Pedro Lobo que a CAIPEMA seria contemplada com melhorias  no sistema de transporte e incremento no acompanhamento e assessoramento técnico. Já com a Associação Padre Frederico, ficou estabelecido o encaminhamento da reforma da casa de farinha e a melhoria nas condições para produção da mandioca irrigada.

Continuado as visitas, o secretário e o vereador estiveram nos sítios Pascoa e Guaribas, onde foram ver de perto as obras do sistema de abastecimento d’agua daquelas comunidades. Em conversa com os lideres comunitários Cícero Antônio e Anísio, o secretário Dedé Teixeira se comprometeu em autorizar aditivo administrativo para ampliação do sistema de abastecimento d’agua dessas localidades.

O vereador Pedro Lobo levou o secretário Dedé Teixeira para conhecer os beneficiários do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e em seguida foram a comunidade Belo Horizonte (Carrapato) onde conheceram o potencial cultural da localidade. Segundo o presidente da Associação comunitária, o sr. Ronaldo, a visita do secretário e do vereador incentiva e traz boas expectativas para comunidade. O mesmo espera receber o apoio através de políticas de incentivo as ações da cultura popular e da valorização das tradições.

A final das visitas, Pedro Lobo, destacou que o meio rural no Crato é um grande celeiro a ser explorado. “no município do Crato temos as melhores condições para desenvolvermos a produção e o beneficiamento de frutas, a criação de pequenos animais e o incentivo a cultura popular como elemento importante de valorização da nossa gente. Temos também os elementos necessários para construirmos uma política de difusão do turismo rural e de base comunitária. Isso alavanca a nossa economia e possibilita a geração de emprego e renda para os cratenses” enfatizou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário