terça-feira, 28 de novembro de 2017

Entidades beneficiárias do PAA no município do Crato participam de capacitação sobre conservação e boas práticas de manipulação de alimentos


Com o objetivo de repassar conhecimentos sobre boas práticas de manipulação e conservação de alimentos, com execução de receitas, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, realizou ontem, segunda-feira, 27 de dezembro, na sede do Mesa Brasil, em Crato, a II Capacitação de Entidades Beneficiárias do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Antes de iniciar da capacitação, o Secretário municipal de Desenvolvimento Agrário, Zilcélio Alves, agradeceu a participação das entidades no encontro. Segundo ele, é um desafio planejar um programa tão importante e necessário no nosso município. “Vamos trabalhar e fortalecer essa ferramenta no nosso município, por isso convido todos você a continuarem conosco no próximo ano”.

Na oportunidade, a Coordenadora do PAA no município do Crato, Jéssica Tayane, fez uma explanação da política e da execução do programa que trabalha com a modalidade da compra com a adoção simultânea, ou seja, no momento que os produtos da agricultura familiar chegam, logo em seguida são distribuídos para as entidades beneficiárias.

Em seguida, a nutricionista e Coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da Secretaria Municipal de Educação (SME), Luciana Meneses, ministrou palestra sobre a conservação dos alimentos para evitar riscos e doenças, das boas práticas de manipulação, do uso de uniformes, proteções para cabelos e sapatos, entre outras dicas.

Representando as entidades presentes, a coordenadora do Programa Mesa Brasil no município, Ione Sena, disse que participar de uma capacitação como essa é uma oportunidade que faz a diferença na hora da prática. “Aqui, temos a chance de conhecer novas formas de trabalhar, e aproveitar os alimentos”, destacou.

Para finalizar a capacitação, a agricultora do PAA, Cícera Edna, apresentou algumas receitas que são utilizadas como alternativa para reaproveitar os alimentos, como por exemplo: massa de beiju de macaxeira; suco verde; purê de batata doce; purê de macaxeira e tempero pronto.

No município do Crato, são 15 entidades beneficiárias com produtos do PAA, entre elas, os cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); as escolas da zona rural Quinô de Brito, João Leandro e Maria Josefa; a APAE; o Abrigo Jesus Maria José; e o Mesa Brasil.

Também estiveram presentes, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Agrário, Tiago Ribeiro; e os representantes da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) e da ONG Flor do Piqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário