quarta-feira, 29 de novembro de 2017

SDA realiza l encontro com representantes de imóveis adquiridos com recursos so crédito fundiário em Crato

Centenas de trabalhadores(as) rurais das Regiões Cariri e Centro Sul do estado, representantes de imóveis adquiridos com recursos do crédito fundiário, participaram nesta terca-feira,28, no Geopark Araripe, em Crato, de encontro sobre a temática. O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do estado-SDA.
O encontro buscou discutir a realidade das famílias assentadas no Ceará, contempladas com o programa Nacional de Crédito Fundiário. No estado segundo a SDA, são quase 500 assentamentos. A reunião levantou questões sobre a terra, sobretudo, se as políticas públicas dos governos (Federal e Estadual) têm atendido as demandas dos trabalhadores.
Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, explicou que a SDA através desses seminários, quer diagnosticar a real situação dos assentados de todo o estado, no tocante as questões de assistência técnica, produção e a aplicação de políticas públicas em suas terras.  A ideia, explica ainda o secretário, é incluir as mais de 10 mil famílias nos projetos desenvolvidos pela sua pasta.
Vereador de Crato, Pedro Lobo (PT), acentuou que o programa Nacional de Crédito Fundiário foi uma grande ação do Governo Lula, ao oferecer condições as famílias a ter acesso à terra e produzir. O parlamentar observa que o Instituto Flor do Piqui, entidade a qual é colaborador, tem sido um grande parceiro nessa estratégia de desenvolvimento. “Não existe uma política mais importante do que o agricultor ter sua terra quitada, sua escritura pública, sua área produzindo gerando renda para alimentar o povo brasileiro e o Instituto Flor do Piqui é referência nacional no desenvolvimento desses projetos”, afirmou.
“Nós queremos fazer uma ação integrada entre as políticas públicas de infraestrutura produtiva e crédito financeiro para potencializar a produção com geração de renda no meio rural”, reforçou o parlamentar que é membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Crato.
Contemplado com o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o agricultor Milton Almeida, do Assentamento Tanca, município de Acopiara, afirmou que mantêm as esperanças que as coisas possam melhorar e espera contar com apoio para pagar as dívidas e implementar a produção na sua terra.
De acordo com a SDA, outros três seminários serão realizados posteriormente nos municípios de Quixeramobim, Sobral e Fortaleza, com datas a ser definidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário