sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Cerca de 4 mil pessoas já acompanharam o Ciclo de Reis em Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte. O Ciclo de Reis segue animando a programação de fim de ano. Até esta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Cultura estima que um público de pelo menos 4 mil pessoas assistiu as apresentações dos grupos da tradição popular, que já se estiveram na Praça Padre Cícero, nos bairros João Cabral, Triângulo e Pio XII. Na noite de hoje, a programação estará mais uma vez no João Cabral, a partir das 18 h, com o Guerreiro Santa Madalena (Mestra Iara) e Reisado São Francisco (Mestre Dodô), nas ruas Jayme Dorcy e Farias Brito.
O projeto Ciclo de Reis, pioneiro em toda a Região do Cariri, tem uma vasta programação até o dia 06 de janeiro. Composto por cerca de 100 apresentações, envolvendo mais de 40 grupos entre reisados, lapinhas, guerreiros, maneiro-paus e bandas cabaçais, o evento está contribuindo para trazer de volta uma tradição que com o passar dos anos foi se perdendo nas apresentações dos grupos, principalmente, de reisado.
Como critério para a participação no projeto Ciclo de Reis, todos os grupos foram convidados a incluir nas suas apresentações pelo menos cinco personagens que integram a dramaturgia dos reisados, como o jaraguá, o lobisomen, a noiva, entre outros.
Esses personagens que encantam crianças e adultos foram construídos durante a oficina realizada no Núcleo Marcus Jussier pelos próprios brincantes, através de uma das primeiras ações do Centro de Artes do Cariri, que funcionará sob a coordenação da Cia. Carroça de Mamulengos, em parceria com a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, no Bairro Pirajá.
As apresentações desta quarta-feira, 27, foram realizadas no Bairro Pio XII, com o Reisado do Manoel Messias (Mestre Cicinho) e, mais uma vez, no Bairro João Cabral, com o Reisado Discípulos do Mestre Pedro, conhecido popularmente como Reisado dos Irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário