sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Senhor do Bonfim é festejado em Icó



O andor com a imagem de Jesus Crucificado é cuidadosamente ornamentado para adoração dos católicos, e percorre ruas do Centro Histórico ( Foto: Honório Barbosa )

Icó. Com fé e devoção, católicos desta cidade participam dos festejos religiosos em louvor ao Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). O novenário começou no último dia 22 e prossegue até o próximo dia 31. Na segunda-feira, dia 1º, haverá a tradicional procissão pelo centro histórico com a participação estimada de cerca de 20 mil devotos.
A festa dedicada ao Senhor do Bonfim é uma das mais antigas do Ceará, celebrada há 268 anos. Movidos pela fé, os devotos cantam louvores, rezam, pagam promessas e renovam preces. A programação religiosa só termina no próximo dia 6, quando ocorre a recondução da imagem de madeira, oriunda de Portugal, ao altar mor do Santuário do Senhor do Bonfim, no Largo do Théberge. Entre os dias 1º e 6 a imagem fica exposta para visitação dos católicos.
Neste ano, o novenário teve como tema central "Com o Senhor do Bonfim, proclamamos as maravilhas de Cristo". "Aqui se celebra com muita devoção o Senhor do Bonfim", disse o reitor do santuário, frei carmelita, Rosenildo Alexandre. As celebrações ocorrem ao lado do santuário e reúnem, a cada noite, cerca de três mil devotos, segundo os organizadores do evento.
A participação dos fiéis é crescente e obteve um impulso desde 2010, a partir da chegada de frades carmelitas. Os religiosos, oriundos se Sergipe, realizam um trabalho permanente de catequese e missões que motiva os devotos, fazem peregrinação nos bairros e nas comunidades rurais. "A festa a cada ano está mais participativa e bonita, cheia de fé e de esperança", disse a educadora Eleneuda Souza.
Durante a celebração do novenário, os devotos ocupam uma ampla área em frente ao santuário. Em dezembro de 2011, a Igreja do Senhor do Bonfim foi elevada à categoria de Santuário. Os fiéis espalham-se até o Theatro da Ribeira dos Icós. Homens e mulheres, jovens e idosos cantam e rezam em louvor a Jesus Cristo Crucificado. A cada ano, a tradição é mantida com devoção. A procissão de Senhor do Bonfim, que será realizada no próximo dia 1º, é um acontecimento esperado a cada ano na região. Atrai devotos e pagadores de promessa do Ceará e de outros Estados.
O andor com a imagem de Jesus Crucificado é cuidadosamente ornamentado para adoração dos católicos, que percorrem ruas do Centro Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário