terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Contas do governo registram rombo de 124 bilhões em 2017

Resultado de imagem para fotos de Contas do governo registram rombo de 124 bilhões em 2017As contas do governo registraram déficit primário de 124
bilhões e 400 milhões de reais em 2017, o equivalente a 1,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), informou nesta segunda-feira a Secretaria do Tesouro Nacional.

Isso significa que as despesas do governo federal no ano passado superaram as receitas (impostos e tributos) em mais de 124 bilhões. Chama-se de déficit primário porque o valor não inclui os gastos do governo com juros da dívida pública.

Foi o quarto ano seguido de rombo nas contas públicas e o segundo pior resultado da história. Houve, entretanto, melhora frente ao déficit primário do ano passado, que atingiu o recorde de 161 bilhões e 27 milhões de reais, o equivalente a 2,6 por cento do PIB.

No ano passado, a meta fiscal do governo federal era de déficit de até 159 bilhões. Ou seja, o governo tinha permissão do Congresso para que as suas despesas susperassem as receitas em até 159 bilhões.

Portanto, apesar de alto, o rombo de 124 bilhões nas contas públicas registrado em 2017 ficou abaixo da meta.

O governo só conseguiu esse resultado porque obteve receitas extraordinárias no ano passado e reduziu fortemente os investimentos e os gastos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário