quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Aumento de MEI’s no Cariri indica “Empreendedorismo de Necessidade”

O Microempreededor Individual foi criado no país em 2009 para que trabalhadores informais estejam dentro da Legalidade, e principalmente para dar suporte a estes trabalhadores para que possam estar inseridos dentro da formalidade, sem exigência de muitas burocracias para criação de uma microempresa.

Na região do Cariri como um todo houve registros, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), de crescimento no número de micro e pequenos empreendimentos, com uma média nos últimos dois anos de 22% no aumento, apenas em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Como base no ano de 2015, onde a quantidade de negócios abertos era de 28.876 nessas cidades, houve um aumento para 35.305 registrados atualmente. A alta considerável se deve também a baixa inserção no mercado trabalho, onde os indivíduos que buscam a alternativa de um negócio rentável e com menores gastos ao capital de giro empreendido buscam no MEI uma forma versátil para conseguir lucro em seu negócio, principalmente àqueles que estão iniciando na carreira de microempreendedor.

Segundo a articuladora do SEBRAE, Tânia Porto, a redução de número de empregos formais também é um dos principais indicativos para este fato. O caminho, segundo ela, é conhecido como “empreendedorismo de necessidade”, quando as pessoas abrem negócios próprios por urgência de sobrevivência econômica.

“Mesmo com alguma recuperação da economia, empreender, num primeiro momento, acaba sendo um caminho mais viável. Diversas matérias veiculadas mostram essa tendência”, afirma Tânia. “Aliado a esse aspecto, citaria o espírito empreendedor do caririense e o potencial da região, considerando sua localização, riquezas naturais e dinamismo econômico”, acrescenta.

Em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha existem locais de atendimentos exclusivos para quem quiser já sair com seu CNPJ de microempreendedor em mãos, atendendo de segunda a sexta-feira, durante horário comercial. Além de o próprio SEBRAE fazer anualmente diversas campanhas pelas cidades do Cariri, levando para diversas localidades palestras, eventos sociais, e escritórios móveis para quem quiser criar seu MEI.                            Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário