quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Parceria com Banco de Desenvolvimento da América Latina garantirá projetos estruturantes para Sobral

Sobral- O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) anunciou a aprovação de duas cooperações técnicas com a prefeitura de Sobral, onde serão investidos US$ 200 mil. Os recursos serão utilizados na realização de dois estudos estruturantes para a cidade. O Programa MOBSOL é um estudo que visa o planejamento de ações de estímulo ao uso de modos de deslocamento não poluidores na cidade, sobretudo, com a ampliação da malha cicloviária e da implantação de um sistema de compartilhamento de bicicletas.
Desenvolvimento
O ECOSOL, segundo Programa onde serão utilizados os recursos, consiste na realização de um estudo aprofundado com o objetivo de criar um novo modelo de gestão de resíduos sólidos, foco na cadeia de valor dos resíduos sólidos e ênfase na reciclagem e na geração de renda a partir do potencial econômico existente. A intenção é promover a integração de novas infraestruturas, tecnologias, legislação e processos, com o objetivo de criar uma nova atitude da população e do governo quanto aos resíduos produzidos na cidade.
Segundo o diretor-representante do CAF no Brasil, Jaime Holguín, “as duas cooperações trabalham temas fundamentais para o desenvolvimento urbano efetivo, com a ideia de integração de políticas públicas para o aprimoramento da qualidade de vida”, e finaliza, “para nós, que conhecemos Sobral e suas práticas rumo a um desenvolvimento de alto nível, é uma honra começar esse relacionamento de parceria”.
Investimentos
Segundo o prefeito Ivo Gomes (PDT), “o CAF tem sido um parceiro muito importante para que Sobral consiga levar mais mobilidade e qualidade de vida aos seus moradores. O nosso objetivo é darmos um novo salto de crescimento no município, com investimentos em áreas prioritárias do nosso governo”, afirma Ivo Gomes sobre os estudos, que devem ser concluídos em até seis meses após a contratação de especialistas nos temas propostos. A expectativa é que resultem em ações práticas voltadas à população.
Preparação
No caso do MOBSOL, será criado um setor específico na Prefeitura, voltado ao tema dos meios de transporte não poluentes, com a realização de oficinas e cursos de capacitação parao planejamento de iniciativas de expansão da malha cicloviária e de mobiliários urbanos. No âmbito do ECOSOL, será ajustado o marco regulatório de resíduos sólidos, fomento a organização dos catadores em associações e cooperativas, instalação de uma rede de ecopontos, além do desenvolvimento de um aplicativo móvel para facilitar o descarte adequado e a coleta seletiva.
Sobre o CAF
O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) tem como missão impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional mediante o financiamento de projetos dos setores público e privado, a concessão de cooperações técnicas e outros serviços especializados. Constituído em 1970 e composto atualmente por 19 países – 17 da América Latina e Caribe, junto à Espanha e Portugal – e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região.
Colabore com o Blog Zona NOrte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

Nenhum comentário:

Postar um comentário