quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Zona Norte: forte neblina surpreende moradores de Martinópole

Martinópole- Na manhã desta terça-feira (27), os moradores de Martinópole, município distante de Sobral cerca de 90 quilômetros (CE- 362), foram surpreendidos com uma neblina que encobriu boa parte da cidade. O inesperado clima serrano tomou conta de ruas e avenidas, chamando a atenção para o fenômeno, incomum, devido a localização da cidade.
Umidade do ar
De acordo com David Ferran, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), “apesar da cidade ser baixa, isso ocorre devido a umidade chegar próximo à 100% de sua saturação, daí se formam essas gotículas de água, que é essa nebulosidade que o pessoal vê. Normalmente, isso se forma em locais mais altos, como serras, por exemplo. O fenômeno se relaciona a umidade relativa do ar muito alta e pouco vento”, explica.



Paisagem  Com a presença da Estação das Chuvas, a região Norte cearense se recobre de verde e começa a 
atrair a atenção de moradores e visitantes. O mais novo local a ter sua paisagem modificada foi a Cachoeira do Belizário, maior ponto turístico natural da cidade de Graça. O local voltou a atrair a atenção dos moradores com as chuvas dos últimos meses.
Distante cerca de 6 quilômetros da sede de Graça, onde se trafega por uma estrada vicinal que leva à queda d’água, o ponto de visitação e lazer fica em uma área particular, mas recebe visitação o ano inteiro, dependendo da boa estação das chuvas. A nascente da cachoeira se localiza em Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba.
Chuvas
Em relação às chuvas nesse período, o meteorologista confirma uma leve diminuição para os próximos dias, mas com retorno, em breve, das precipitações em todo o Estado. “Nos próximos dois ou três dias continuará chovendo, mas a quantidade de municípios banhados deve diminuir, depois volta com maior regularidade. Isso se deve a uma desintensificação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que depois volta a atuar com maior regularidade”, afirma David Ferran.
Segundo o Calendário de Chuvas do Portal Hidrológico (Funceme), das dez maiores precipitações registradas entre essa segunda (26) e esta terça-feira (27), 4 são de municípios da região Norte onde a chuva caiu com maior intensidade. Sendo Reriutaba (91 mm); Graça (70 mm), onde se localiza a Cachoeira do Belizário; Santa Quitéria (60 mm); e Pires Ferreira (58 mm), os que lideram entre os 63 municípios cearenses a relatarem ocorrência de chuvas.
Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083

Nenhum comentário:

Postar um comentário