quinta-feira, 29 de março de 2018

Copa do Nordeste: principais clubes da região iniciam discussão sobre mudança na competição

Taça da Copa do Nordeste em exposição
Foto: Divulgação
Representantes dos principais clubes de Pernambuco, Bahia e Ceará estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, na Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para discutir mudanças na Copa do Nordeste. Uma delas seria a quebra da competição em divisões (A e B), sendo a principal com os dez principais clubes da região via ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A reunião, segundo apurou o Esportes O POVO, foi puxada pelo Sport, que este ano abriu mão de participar da Copa do Nordeste, juntamente com a FPF. O Ceará foi representado pelo presidente do clube, Robinson de Castro, o Fortaleza pelo vice-presidente, Marcello Desidério e a Federação Cearense de Futebol (FCF) também pelo vice-presidente, Eudes Bringel.

Os dirigentes cearenses explicaram que foi um encontro extra oficial, mas não falaram em detalhes o que foi debatido. “Não é reunião da Liga do Nordeste, é a primeira de algumas reuniões para que os clubes façam um alinhamento do que a gente pensa ser o melhor pra competição”, foi genérico, Desidério.

Já Robinson de Castro admitiu a possibilidade de quebra da competição em divisões, mas enfatizou que ainda não há qualquer definição. “Tudo é possível, tem várias ideias, estamos discutindo qual a melhor. O modelo desportivo tem que melhorar, a competição tem jogos que não estão atrativos, tem clube participando que não tá agregando, temos que privilegiar os clássicos regionais que são os principais produtos da competição”.
 
O vice-presidente da FCF, Eudes Bringel, explicou que a quebra em divisões é fruto de uma ideia original que pede o enxugamento de participantes. “Um dos objetivos seria a diminuição dos clubes, alguns acham que o ideal seria participar dez ou doze e outra possibilidade é criar a divisão de acesso”. A intenção, segundo o dirigente, é criar jogos mais rentáveis e gerar mais valor ao campeonato, aumentando também o valor das cotas.
 
Uma nova reunião está marcada para terça-feira, 3, em Salvador, dessa vez com a presença de Alexi Portela, presidente da Liga do Nordeste. Lá as ideias debatidas serão apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário