sexta-feira, 27 de abril de 2018

Caririaçu recebe primeiro Encontro de Piscicultores

Caririaçu. Com o tema “O peixe na agricultura como fonte de alimentação e renda familiar”, acontecerá, nesta sexta-feira (27), a partir das 12 h, o Encontro de Piscicultores do Município. O evento, realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, reunirá especialistas para debater as potencialidades da criação de peixes em cativeiro como fonte de alimentação e atividade geradora de renda.
O encontro é uma iniciativa da empresa Casa da Pesca em parceria com outras instituições ligadas ao desenvolvimento da piscicultura no Ceará. Serão quatro palestras de especialistas que abordarão temas fundamentais para o sucesso de projetos na piscicultura: água, peixe, ração e investimento. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificados
De acordo com o proprietário da Casa da Pesca, Jefferson Pereira, as palestras foram pensadas especialmente para os empreendedores do campo que tenham interesse em investir na piscicultura. “Os especialistas vão debater as potencialidades de criação de peixes em cativeiro como fonte de renda e alimentação tendo como público alvo os empreendedores do campo que tenham interesse de investir, além dos criadores que desejam aprimorar os conhecimentos”, explica.
Os participantes poderão trocar experiências com agricultores orgânicos e pescadores da Colônia de Pescadores Z-59 e Z-60, que compreendem os municípios da região. A agricultura e o pescado dessas famílias são comercializados em feiras populares das cidades locais e através de cooperativas integradas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Palestrantes
Para falar sobre alguns fatores determinantes para o sucesso de iniciativas em piscicultora, como a disponibilidade de água, foi convidado o engenheiro de Pesca e mestre em Gestão Pública, Dalgoberto Coelho. Ele é chefe da divisão de pesca e aquicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Ele apresentará as ações desenvolvidas pelo órgão no apoio à piscicultura no Estado do Ceará.
Em seguida, o convidado Erisvaldo Figueredo, engenheiro de Pesca, com licenciatura em Ciências Agrária, apresentará um panorama da piscicultura regional. Ele é membro efetivo da Associação dos Aquicultores do Açude do Rosário (AAQUIAR) e coordenador do curso Técnico em Aquicultura da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, em Lavras de Mangabeira.
Além disso, o zootecnista Jeferson Fábio tratará sobre as tecnologias nutricionais na pisciculturas e os tipos de ração ideais para o tipo de criação. Atualmente, ele é gerente de Território do grupo Presence Nutrição Animal. Por fim, Francisco Cezar Oliveira, administrador e coordenador do Agroamigo em Juazeiro do Norte e Barbalha, mostrará a importância  do crédito orientado no desenvolvimento social e econômico dos empreendedores do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário