quinta-feira, 26 de abril de 2018

Primeira edição do Acelera NASF leva diversos serviços de saúde a comunidade de Ponta da Serra


Com o objetivo de proporcionar as áreas descobertas de atendimento humanizado dos profissionais que compõem o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), a Secretaria de Saúde do Crato iniciou na última quarta-feira, 25, no Distrito de Ponta da Serra, mais um projeto que possibilita o acesso a serviços que estejam em concordância com as ações realizadas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), o “Acelera NASF”.

O projeto traz profissionais de educação física, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros, levando a comunidade atividades de promoção a saúde, atendimentos individuais, visitas domiciliares, palestras educativas e rodas de conversa.

De acordo com o Gerente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família/Serviço de Atenção Domiciliar (NASF/SAD), Tiago Andrade, o Acelera NASF vem com o propósito de agilizar o serviço assistencial em saúde para o usuário. “Trazemos os atendimentos para perto da comunidade e assim facilitamos o acesso, no intuito de promover e proteger a saúde, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde”, explica.

As atividades do Acelera NASF em Ponta da Serra, foram disponibilizadas em unidades escolares, no Polo de Atendimento Vereador Edvardo da Silva, na quadra esportiva e também foram feitas consultas domiciliares pré-agendadas.

Atendimentos individuais com psicólogo e nutricionista; roda de conversa sobre hipertensão com enfermeiras, assistente social e farmacêutica; avaliação corporal e atividades esportivas com fisioterapeutas e educadores físicos; bem como atendimentos domiciliares com assistente social, fisioterapeuta, médico, enfermeiro e psicólogo.

“Uma ação como essa torna nossa vida muito mais fácil, não precisei ir até a cidade para conseguir atendimento de qualidade para o meu avô”, disse o jovem Leonardo de Melo, que acompanhava o senhor Manoel José, de 92 anos, prontamente atendido pela nutricionista Nadyégida Pereira.

Esse foi o início do Acelera NASF que pretende continuar articulando ações de assistência perto da população, objetivando apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário