quarta-feira, 25 de abril de 2018

Projeto Domingo nas Trilhas é realizado em Crato

Projeto Domingo nas Trilhas é realizado em Crato.
(Foto: Allan Bastos)
Tendo como ideal a inserção de ações com a natureza, objetivando atuar de forma efetiva no receptivo turístico, com orientações, intuindo a garantia de estrutura para visitantes da Chapada do Araripe, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato, vem realizando o projeto Domingo nas Trilhas.

O “Domingo nas Trilhas” teve início no dia 11 de março, e está na sua sétima edição percorrendo trilhas da Floresta Nacional do Araripe. Segundo o gerente do Núcleo de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Allan Bastos, a princípio, as ações estão concentradas na Trilha do Belmonte, onde estão os mirantes do Serrano (1,5km) e o mirante das Pedras (2km) da Casa do Guarda. “ A Casa do Guarda, que já foi sede do IBAMA, está situada na entrada da trilha da localidade do Picoto, e está sendo usada como ponto de apoio para os praticantes de caminhadas e de mountain bike, também está sendo oferecido acompanhamento de guias especializados de turismo e segurança”, destacou.

Allan também ressalta, que cerca de 200 pessoas andam pelas trilhas aos domingos e nessa última edição, realizada no domingo, 22, Dia Mundial da Terra, o Geopark Araripe promoveu uma Gincana de Coleta de Material Reciclável e Reutilizável na Floresta Nacional do Araripe (FLONA).

A iniciativa foi da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), através do Programa de Geoparques e conta com o apoio e a parceria da Flona, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato e Universidade Regional do Cariri (URCA).

Para o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato, Luís Carlos Saraiva, o projeto “Domingo nas Trilhas” tem o propósito de garantir a devida segurança, estrutura, adequação e sustentabilidade. “Precisamos organizar o receptivo turístico de nossa cidade, a riqueza e a diversidade da Chapada do Araripe tem indiscutivelmente potencial para atrair o turismo de uma forma muito abrangente, tanto de brasileiros como de estrangeiros”, esclarece.

Luís Carlos acredita que a atividade turística se caracteriza como um fator que pode contribuir de forma significativa para a melhoria do nível e da qualidade de vida da população e para a prosperidade da economia local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário