domingo, 29 de abril de 2018

Único reservatório que poderá sangrar no Cariri, Açude Gomes tem melhor volume em sete anos

Imagem do açude Quixabinha, próximo ao Gomes, em Mauriti. (Foto: Mauriti em Destaque)
O açude Gomes, localizado no município de Mauriti, encontra-se com 95,40% de sua capacidade em volume de água. Os dados foram divulgados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), ligada à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O Gomes é o único açude da Bacia do Salgado que poderá atingir sua capacidade máxima nos próximos dias, caso continue a chover com frequência na região.

A última vez que o reservatório havia atingindo esta capacidade foi em 2 de junho de 2011, há sete anos. Foi neste mesmo ano que o açude sangrou após ter cheia de 100% no dia 11 de abril. Com capacidade de receber até 2,39 bilhões de litros, o Gomes encontra-se com 2,28 bilhões.

Os açudes Gomes  passou por avaliação sobre o ano de 2017 em Reunião de Alocação de Águas, no dia 9 de janeiro, no distrito de Palestina do Cariri, em Mauriti. De acordo com a Cogerh,  Foi feita a limpeza dos taludes de montante e jusante do açude, fiscalizações no entorno do açude Gomes e ao longo do seu leito perenizado e a posterior regularização dos irrigantes irregulares.

Outros 14 açudes fazem parte da Bacia do Salgado, que engloba os principais reservatórios na região do Cariri. Também com bons índices está o Açude do Rosário, em lavras da Mangabeira, com 81,82% da capacidade.

A situação mais crítica, no entanto, é do Manoel Balbino, mais conhecido como Açude dos Carneiros, que encontra-se em Juazeiro do Norte, mas abastece a cidade de Caririaçu. Apesar de apresentar apenas 8,72% de sua capacidade, o reservatório apresenta melhor volume desde dezembro de 2015. Fonte: Site Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário