quinta-feira, 28 de junho de 2018

706 transplantes são realizados neste ano no Ceará

(Foto: Thiago Gadelha)

No ano em que a Central de Transplantes do Ceará comemora 20 anos de existência, o Estado chega ao fim do primeiro semestre superando as marcas obtidas em 2017. No primeiro semestre de 2018, conforme dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram realizados 263 transplantes de órgãos sólidos (rins, coração, fígado e pulmão), 49 a mais que o número registrado em igual período do ano passado. Incluindo transplantes de tecidos (medula óssea e córneas), o Ceará executou, ao todo, 706 procedimentos neste ano.

Outro avanço foi a recuperação do 3º lugar no ranking brasileiro de doadores por milhão de população (pmp). Após cair para a 5ª posição no ano passado, o Estado contabilizou uma média de 29,7 doadores pmp entre os últimos meses de janeiro e março, ficando acima da média nacional, que foi de 16,2. As informações são da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Em 2018, o Ceará obteve destaque nacional pelo aumento do número de transplantes de fígado. Nos primeiros três meses desse ano, houve crescimento de 28,3% em relação a igual período de 2017. Com isso, o Estado se tornou o segundo do País em quantidade de cirurgias por milhão da população. Houve, ainda, desempenho positivo no total de transplantes de rins do primeiro trimestre, que subiu 18,75% se comparado aos registros do mesmo intervalo de tempo do ano passado.      Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário