terça-feira, 26 de junho de 2018

Encontro reúne adolescentes do NUCA para atuação no Selo Unicef


A coordenação do Selo Unicef no município do Crato iniciou na última segunda-feira, 25, a formação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), reunindo cerca de 20 adolescentes em encontro na Secretaria Municipal de Educação.

Eles serão responsáveis pela articulação juvenil e, nesta edição, também realizarão diversas atividades que promovam os desafios estabelecidos pelo projeto. São eles:

· Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo;

· Promover a alimentação saudável e redução da obesidade;

· Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com a permanência na escola;

· Promover o direito a inclusão digital e ao uso seguro da internet;

· Promover a educação para a cidadania democrática;

· Promover a inclusão escolar e a troca de saberes;

· Promover o direito a saúde sexual e reprodutiva;

· Promover a prática de enfrentamento ao racismo e à desigualdade de gênero.

Segundo o Mobilizador da Juventude, Pedro Lucas Jovino, o NUCA terá uma responsabilidade maior nesta edição, com o envio mensal de informações realizado pelos próprios adolescentes, através de uma fanpage do próprio projeto. “Hoje eles estão se cadastrando na plataforma digital do Selo Unicef, no Facebook, e mensalmente, eles responderão a questionários sobre a adolescência no município”, explicou.

Além do cadastro, os adolescentes também assistiram à apresentação da articuladora do Selo Unicef, Sandra Costa, explicando sobre o que é o projeto, o NUCA e seus objetivos, a socialização do Fórum Comunitário e a Semana do Bebê.

Conforme esclareceu Sandra, “o NUCA é de grande relevância, pois o debate entre pares tem mais resultados do que se um adulto for tratar de algum desses temas. E ainda serão responsáveis pela socialização com outros setores da sociedade”.


Próximas etapas

A Coordenação Municipal do Selo Unicef está reunindo os dados para o primeiro Fórum Comunitário, que acontece em agosto. “Vamos, em breve, reunir toda a equipe municipal, Câmara de Vereadores e imprensa para apresentarmos os dados para o Fórum. Este é um momento muito importante de avaliação e participação da sociedade”, afirmou Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário