quarta-feira, 27 de junho de 2018

Estudantes cratenses desenvolvem pesquisa sobre pelagem de cavalos


Grupo coordenado pelo professor Kael Rocha
desenvolveu chave de pelagens
Um grupo dedicado ao estudo de cavalos desenvolveu uma codificação para auxiliar na identificação da cor da pelagem desses animais. Cerca de trinta estudantes que participam do grupo Zooequinos, do campus de Crato do IFCE, fizeram parte da pesquisa, que foi coordenada pelo professor Kael Rocha. O resultado do trabalho é um guia de pelagens para ser utilizado em sala de aula.

A identificação da pelagem é importante na hora de fazer o registro do animal, mas o professor Kael explica que há dificuldades para fazer essa determinação. "Há em média 2.500 diferentes pelagens em todo o mundo, com diferentes nomenclaturas. Isso traz um problema muito sério, porque há uma variação de raças nas regiões. Há um leque muito grande de tipos de pelagens e era difícil trabalhar com os alunos".

Percebendo essa dificuldade em sala de aula, ele e os alunos do grupo desenvolveram uma chave com dez nomes. "Nós estudamos há algum tempo uma forma de simplificar e trabalhar melhor a extensão rural nesse assunto. Essa é uma proposta de intervenção didático-pedagógica para que os nossos alunos tenham o melhor domínio sobre o tema e assim facilitar o processo de extensão rural com produtores".

A codificação desenvolvida pelo grupo Zooequinos pode ser acessada aqui. A próxima etapa da pesquisa é a elaboração de uma cartilha de identificação de pelagens no Cariri cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário