terça-feira, 26 de junho de 2018

Estudantes da UFCA realizam projeto que leva tecnologia para comunidades rurais do Cariri


Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Cariri têm levado tecnologias que melhoram o trabalho e a qualidade de vida dos moradores da região. As atividades fazem parte do projeto BIO+, criado há um ano pelo programa de extensão Enactus UFCA.

No sítio Boa Esperança, em Barbalha, o grupo construiu um biodigestor, tecnologia que auxilia na produção de biofertilizante e biogás. O sistema já está sendo usado na casa de seu Raimundo e dona Bia, moradores da comunidade. Na mesma localidade, também foram construídas 5 hortas e 5 minhocários domésticos, além de desenvolver capacitações direcionadas ao trabalho com codornas com 7 famílias e aulas de informática e marketing social com 15 jovens do Boa Esperança.

O projeto BIO+ é realizado em parceria com a Nufarm através do prêmio de Consciência e Ética no Agronegócio, e com a empresa Cargill no prêmio alimentação em foco, e busca a inserção de vários tipos de tecnologias de baixo custo e práticas para o empoderamento de comunidades rurais através do plantio de hortaliças e frutas de forma sustentável. Além da comunidade Boa Esperança o projeto é desenvolvido nas cidades de Crato e Juazeiro.

Com uma metodologia inspirada na Permacultura, pretende-se aliar práticas agrícolas sustentáveis para gerar um ciclo de produção sem prejuízos para os produtores, além da melhoria na qualidade de vida de mini produtores rurais. Aliada a isso, a proposta é também implementar noções de gestão e empreendedorismo que os farão alçar novos patamares no comércio local, através de um conhecimento técnico mais especializado e uma gestão continuada e duradoura.

A Enactus UFCA é um grupo formado por estudantes de diferentes cursos da universidade, que trabalham com empreendedorismo social. Atuando na região do Cariri desde 2009, o grupo desenvolve projetos que empoderam pessoas a partir de atividades sustentáveis. Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora.     Fonte: Portal Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário