quarta-feira, 27 de junho de 2018

Festival Arajara Jazz e Blues acontece neste final de semana no Cariri

Distrito do Arajara
Já é hora de programar as férias e ir conhecer a Chapada do Araripe, mais especificamente Araraja, no Sul do Ceará. O distrito do município de Barbalha, situado no pé da serra, oferece ao visitante um clima frio e aconchegante e muito contato com a natureza. E, pela primeira vez, sediará um festival de jazz e blues, que mesclará os ritmos afroamericanos com o repertório popular nordestino. 

O Arajara Jazz e Blues 2018 ocorrerá de 29 de junho a 1º de julho com shows nos três dias, sempre a partir das 19 horas. O palco do evento foi batizado de soldadinho-do-araripe, em homenagem ao pássaro símbolo da região, raro e criticamente ameaçado de extinção. 

Uma das 12 atrações do festival será o compositor e cantor Luiz Fidélis. A canção Flor do Mamulengo e outras 200 composições do músico caririense são hinos da música cearense e do forró de raiz. Conhecido também como a "máquina de fazer forró", o compositor tem seus trabalhos gravados por grandes artistas brasileiros como Fagner, Elba Ramalho, Dominguinhos, Frank Aguiar, entre outros. Nos anos 90 fez parceria com a Banda Mastruz com Leite, lançando músicas que retratam a vida do cidadão do interior nordestino com repercussão nacional.

Quem também subirá ao palco soldadinho-do-araripe é Valdi Júnior, natural de Exu, sertão pernambucano, terra do mestre Luiz Gonzaga. No palco do evento, Valdi fará um tributo a Belchior, morto em abril do ano passado. Outra atração do Araraja Jazz e Blues 2018 é a banda Bluesin que buscou um timbre musical inspirado nas origens do blues norte-americano e nos ícones do rock’n roll das décadas de 1970 a 1990. Nascido no enorme celeiro artístico/cultural que é o Cariri Cearense, o power trio composto por Pedro Grangeiro (guitarra e vocal), Dion Saraiva (bateria) e Emerson Gomes (contrabaixo) executa interpretações de grandes bandas e artistas como Jimi Hendrix, Led Zeppelin, The Beatles, Eric Clapton e Stevie Ray Voughan.

Trilhas
Durante o Arajara Jazz e Blues, quem gosta de se aventurar praticando mountain bike ou fazer aquela caminhada pode se embrenhar nas diferentes trilhas da Floresta Nacional do Araripe. Uma das melhores vistas é alcançada na Trilha do Mirante do Picoto de Arajara, de cerca de 8 quilômetros. Do topo é possível avistar cinco cidades, inclusive Juazeiro do Norte com vista da estátua de Padre Cícero.

Outra trilha bastante conhecida é que passa pelo Cruzeiro do Farias e chega no Picoto da Macaúba, também chamado de Mirante de Seu Mundô, um senhor que viveu até mais de 80 anos dentro da floresta, colaborando com os programas de preservação e estudo do Ibama. O mirante forma uma emocionante passarela suspensa, natural, que feito um “narigão” se insinua no meio das alturas da chapada e pela qual pode-se desfrutar de uma visão privilegiada tanto da parte selvagem e incontaminada da encosta e suas escarpas rumo o pé de serra, quanto da parte ocupada pelas comunidades da encosta e do Vale do Cariri. Para participar das trilhas é preciso fazer uma inscrição pelos números (88) 9 9936-550 / (88) 9 8106.9944 e pagar uma taxa de R$ 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário