terça-feira, 26 de junho de 2018

Pesquisador cria perfil nas redes sociais para contar a história do Crato


Adeildo Sousa, 35, formado em história pela Universidade Regional do Cariri e pesquisador interessado pela história do Crato criou o blog Crato de Ontem que nostalgicamente nos trás fatos históricos de outrora da nossa Princesinha do Cariri. Sempre com o intuito socioeducativo, o blog e as páginas nas redes sociais conta com um acervo que o historiador resgatou de fotos antigas através de pessoas e notícias que viveram/circularam na época.

“A grande sacada é fazer com que as pessoas viajem no tempo e possam relembrar momentos marcantes da história do Crato que muitas vezes não são abordados” diz Adeildo. Um desses momentos foi o festival IV CHAMA que tornou-se um evento lendário e não havia nenhum registro, até então, que abordasse esse momento. Lendário justamente por reunir na cidade artistas consagrados como Hermeto Pascoal, Chico Science e Nação Zumbi, Cassia Eller e Fagner.

IV CHAMA ocorreu durante 3 noites em outubro de 1995 na Chapada do Araripe, especificamente no mesmo local em que funcionou durante 20 anos o Aeroporto de Fátima. O qual também é tema de publicação de sucesso no Crato de Ontem. Segundo Adeildo, sobre sua publicação a respeito do antigo aeroporto do Crato, “foi um texto bastante repostado em várias páginas e blogs (...) muito valoroso você ver idosos se emocionando a partir dos seus escritos. Pessoas voltando a infância”.

Para quem quer e se interessa em saber sobre o Crato e seus 254 anos, as páginas e o blog Crato de Ontem são imprescindíveis. De fato, um prato cheio de informações nostálgicas e valiosas da história dessa cidade tão cheia de cultura e paixão. 

Visite:
facebook.com/cratodeontem
cratodeontem.blogspot.com
instagram -  @cratodeontem          Fonte: Blog Papo Reto Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário